Atualizado às 12h03min.


Paraíba do Sul

Na manhã desta terça-feira (05), foi deflagrada a segunda fase da Operação Dominó, ação integrada do 38º Batalhão de Polícia Militar e 107ª DP Polícia Civil Paraíba do Sul, que tem por finalidade desarticular o tráfico de entorpecentes, o uso ilegal de armas de fogo e o combate a instalação de facções criminosas na cidade de Paraíba do Sul. Cerca de 45 policiais participaram das ações.

A operação foi desenvolvida a partir de diversos inquéritos policiais e foi resultado de um trabalho conjunto entre as polícias, o Ministério Público e o Poder Judiciário. A primeira fase da operação havia sido realizada no dia 09 de agosto e resultou na prisão de oito pessoas ligadas ao tráfico. Foram elucidados dois crimes de tentativa de homicídio por disparos de arma que tinham relação direta com a comercialização de entorpecentes.

Na ação foram cumprido 12 mandados de prisão e busca e apreensão, sendo dez deles pelo crime de tráfico de drogas e dois mandados por tentativa de homicídio. As equipes obtveram êxito na prisão de 11 indivíduos: Felipe da Silva (vulgo “Gaguinho”); Rodrigo Cardoso Gomes de Almeida (vulgo “Manguito”); Josimarcos da Silva Felisberto (vulgo Chapola); Gercy de Oliveira Coelho Jr (Juninho Loirinho); Noan Monteiro Mata (“Noan das Sete”); Deividi da Silva Santos; Vinícius Railander Baptista; Nathanael Silva Bernardes; Ângelo Marcos Gomes Dos Reis Monteiro (“Ninho”); Evandro Gomes Januário (vulgo Vandinho do Eldorado) e Carlos Henrique da Silva Oliveira (vulgo “Dim Saliente”).

Dos indivíduos citados, onze foram presos na manhã desta terça-feira e apenas um permanece foragido.  Ele é suspeito de ser um dos atuais líderes do tráfico de drogas no bairro Liberdade, onde supostamente age em conjunto com Felipe “Gaguinho”, que seria o “braço direito” na comercialização de entorpecentes. As investigações concluíram que Rodrigo “Manguito”, Nathanael e Vinícius Railander também agiam no tráfico de drogas no bairro Liberdade.

(DIVULGAÇÃO)

Foi atribuída a Deividi da Silva Santos, do bairro Caminho de Dentro, a autoria de uma tentativa de homicídio. Ele chegou a ser encontrado com uma arma de fogo e reconheceu ter praticado o crime, dizendo ter atingido a vítima após uma discussão por dívidas de drogas. As demais investigações apuraram que Gercy de Oliveira traficava entorpecentes no Distrito de Werneck, Evandro “Vandinho” Gomes atuava no bairro Eldorado, Josimarcos“ Chapola” agia no morro do Cemitério (bairro Cerâmica), Carlos “Dim Saliente” atuava nas imediações da ponte do bairro Bela Vista e Noan traficava no bairro Parque Niágara. Com relação a Ângelo “Ninho”, traficante do distrito de Werneck, ele teve o mandado de prisão cumprido dentro da penitenciária, pois foi preso por outros crimes no curso das investigações.

Além do cumprimento dos mandados, durante a operação foram apreendidas 35 pedras de crack e 21 buchas de maconha. Hudson da Silva Araújo foi preso em flagrante por tráfico drogas.

(DIVULGAÇÃO)

O Chefe do Serviço de Inteligência do 38ºBPM, Tenente Coelho, elucida a importância das denúncias para o combate ao tráfico de drogas na nossa região, por isso é muito importante que a população acredite e confie no disque denúncia como ferramenta de auxílio ao trabalho dos nossos policiais.

A Delegada Cláudia Abbud também destaca que, sem a atuação dos Promotores de Justiça e Juízes de Direito da Comarca de Paraíba do Sul, não seria possível o trabalho. “Embora alguns críticos afirmem que “a polícia prende e a justiça solta”, nesta circunscrição o que se observa é um desempenho sério e compromissado do poder judiciário, com efetivo cumprimento da lei, havendo uma atuação integrada de todos os órgãos encarregados em zelar pela segurança dos cidadãos e combater a impunidade”, destacou.