Homenagem foi entregue no plenário
Da esquerda para direita: sargento Lopes, com o João no colo; o vereador Marquito, a mãe e o sargento Xavier.
PINHEIRAL

Atualizado às 17h04min.
Dois policiais militares da 3ª CIA do 28º Batalhão da PM, foram homenageados depois de um salvamento heroico de um menino de 3 anos, que se engasgou com uma moeda, em Pinheiral, no Sul do Rio. A criança estava em um coletivo com a mãe, a caminho do hospital, quando os agentes foram acionados. O menino havia engolido uma moeda de 5 centavos e parou de respirar. A homenagem foi entregue na sessão de terça-feira (10).
A mãe, desesperada, parou na sede da 3ª CIA, na entrada da cidade, e os agentes agiram rápido para salvar o menino que já estava desmaiado e sem respirar. No caminho até o hospital, João Miguel precisou ser reanimado três vezes pelo policial. “Tivemos que agir rápido e foi aí que fiz a manobra de Heimlich, usada para desobstruir as vias aéreas. Aprendi com amigos da área da saúde e já salvou meu filho, uma outra criança e agora o João Miguel”, contou o 1º sargento Elias Teodoro Xavier, que realizou a manobra.
Com ele estava o também 1º sargento, Waldir Lopes de Deus, que foi quem atendeu ao chamado de um passageiro que desceu do ônibus que a mãe estava com o menino. “Estamos para o que a população precisar. Apesar de não ser nossa função primária, temos que estar prontos para tudo. Agimos rápido, senão poderíamos ter perdido o menino. Felizmente, podemos hoje comemorar essa vitória e o orgulho de termos sido usados para salvar o João”, comemora o sargento Lopes.
 A mãe do menino, Caroline Souza da Mata, contou emocionada como foi os momentos de desespero que viveu dentro do ônibus, com o filho nos braços, sem respeirar. “Comecei estranhar e naquele dia a tarde e ele começou recusar coisas que ele gostava. Aí ao comer uma fruta engasgou. Ele começou a reclamar que estava engasgando. Dentro do ônibus ele começou a passar mal e desmaiar. Agradeço muito os policiais que são heróis sem capa. Se não fosse eles eu teria perdido meu filho”, afirma a mãe.
A homenagem proposta na Câmara de Vereadores de Pinheiral, foi feita pelo vereador Marco Antonio Pereira (PSC), o “Marquito”, que faz parte da Mesa Diretora. Para ele, é uma forma de lembrar o bem que os policiais fizeram para cidade e para uma família. “Orgulho de dar uma moção para dois policiais militares que salvaram uma vida. Deus abençoou deles estarem no momento certo e salvar essa criança. Nossa cidade está grata pelo que fizeram, em um momento que poderia perder a vida”, parabenizou o parlamentar.
Câmara entregou a moção aos policiais em homenagem pelo salvamento do menino João Miguel. (Foto: Evandro Freitas).

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).