Chamas consumiram o casarão histórico em poucas horas
<
Foto: Reprodução/Redes Sociais.
RIO CLARO

Atualizado às 13h36min.
Uma memória do tempo do café consumida pelas chamas. Um incêndio destruiu a maior parte de um dos monumentos históricos do Sul do Rio na madrugada de sábado (21) para domingo (22). O casarão histórico da Fazenda da Grama, em Rio Claro ficou totalmente queimado. O que sobrou foram algumas paredes e janelas da lateral do imóvel que assistiu o tempo em que a fazenda era a maior produtora de café do Brasil.
A fazenda fica na estrada de Arrozal para a Rua Jabuticabeira, no distrito de Passa Três. As chamas começaram por volta das 21h. Segundo os Bombeiros, quarteis de Volta Redonda, Barra Mansa e de Piraí foram acionados para tentar conter as chamas. Uma fonte do SUL FLUMINENSE ONLINE contou que apenas uma equipe tentava apagar o fogo por pelo menos duas horas.
O fogo só foi completamente controlado na manhã de domingo (22). Isso depois das chamas conseguirem consumir, quase que na totalidade, toda parte interna do casarão. Uma equipe da Defesa Civil de Rio Claro está no local avaliando a estrutura do imóvel.
Ninguém se feriu, informaram os Bombeiros. De acordo com a prefeitura da cidade, há suspeitas de que o incêndio possa ter sido causado de forma criminosa, porque no local apareceram pichações que podem ter sido feitas na mesma noite. Entretanto, a Polícia Civil é quem vai investigar o que causou o incidente.
A Fazenda de São Joaquim da Grama, conhecida hoje como Fazenda da Grama, se destacou na produção de café durante o século XIX. Na época, pertencia ao comendador Joaquim José de Souza Breves, considerado o “Rei do Café” no Brasil Imperial. Por isso, a fazenda passou a receber famílias tradicionais da época para discutir assuntos de interesse dos cafeicultores e políticos.
Bombeiros demoraram quase 10 horas para conter as chamas
Bombeiros demoraram quase 10 horas para conter as chamas.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).