Atualizado às 18h35min.
VALENÇA
Cosplayers de toda região se reuniram em Valença, no sábado (10), para unir forças para fazer o bem. Apaixonados pela cultura pop foram até uma praça, no Centro da cidade. A ação teve com objetivo arrecadar agasalhos para três entidades que atendem idosos e moradores de rua. Cerca de 30 personagens tomaram as ruas pedindo apoio para causa.
A ideia é do vereador do Patriota, Professor Rafael. Parlamentar de primeiro mandato, ele criou a lei para que o cosplay seja considerado patrimônio cultural municipal. A lei está em última discussão na câmara.
– Descobrir que Valença tem muitas crianças, jovens e adultos que gostam muito do cosplay. Nossa preocupação é o imaginário das crianças. Sem falar que todos se envolvem e gostam, independente da idade. A família vem e participa. A cidade é muito fria e pensamos em fazer uma ação social para arrecadar os agasalhos. Com isso podemos mostrar que o bem é a melhor saída, como nos filmes e desenhos dos super-heróis – ressaltou o parlamentar.
O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo de Valença, Heitor Suzano (DEM), esteve no evento e agradeceu a todos que vieram prestigiar. “Estamos no meio da festa religiosa mais tradicional da cidade e uma das maiores do país. Para nós é um privilégio poder receber a todos e com os personagens a garotada fica ainda mais feliz”, afirmou.
