Atualizado às 18h35min.

VALENÇA
Cosplayers de toda região se reuniram em Valença, no sábado (10), para unir forças para fazer o bem. Apaixonados pela cultura pop foram até uma praça, no Centro da cidade. A ação teve com objetivo arrecadar agasalhos para três entidades que atendem idosos e moradores de rua. Cerca de 30 personagens tomaram as ruas pedindo apoio para causa.
A ideia é do vereador do Patriota, Professor Rafael. Parlamentar de primeiro mandato, ele criou a lei para que o cosplay seja considerado patrimônio cultural municipal. A lei está em última discussão na câmara.
– Descobrir que Valença tem muitas crianças, jovens e adultos que gostam muito do cosplay. Nossa preocupação é o imaginário das crianças. Sem falar que todos se envolvem e gostam, independente da idade. A família vem e participa. A cidade é muito fria e pensamos em fazer uma ação social para arrecadar os agasalhos. Com isso podemos mostrar que o bem é a melhor saída, como nos filmes e desenhos dos super-heróis – ressaltou o parlamentar.
O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo de Valença, Heitor Suzano (DEM), esteve no evento e agradeceu a todos que vieram prestigiar. “Estamos no meio da festa religiosa mais tradicional da cidade e uma das maiores do país. Para nós é um privilégio poder receber a todos e com os personagens a garotada fica ainda mais feliz”, afirmou.
Crianças e adultos se divertiram e doaram um pouco de amor a quem mais precisa.
No dia atípico de muito calor na cidade, Jhone Almeida, presidente do grupo Clospay em Ação, de Barra do Piraí, trouxe o ninja de gelo Sub-zero direto dos games. Ele lembra que a paixão por se caracterizar é justamente ajudar a quem precisa com o trabalho. Jhone faz o trabalho profissionalmente para campanhas publicitárias e comerciais há quatro anos. Ele revela que para montar um personagem como esse foi preciso investir mais de R$ 2,5 mil.
– Ajudar as pessoas que mais precisam é o melhor pagamento. Nada melhor que poder usar nossa arte em prol dos menos necessitados. Essa iniciativa de trocar agasalhos por um momento com a gente e podermos utilizar do nosso trabalho para o bem de outros é sem dúvida muito especial – frisou Jhone.
A festa da padroeira de Valença vai até a próxima quinta-feira (15). As atividades acontecem na Praça de Cima e próxima a catedral católica, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.

Veja mais fotos no nosso Facebook (Clique Aqui).
Foto: Jean Alves.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:

(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Deixe seu nome aqui