<
VOLTA REDONDA

Atualizado às 16h28min.
Se você é coreógrafo, tem um grupo de dança ou é bailarino solo, inscreva-se até 31 de agosto no Festival Tons da Dança Volta Redonda. Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o festival selecionará coreografias que participarão de uma Mostra Artística Online, que irá ao ar nos dias 11 e 12 de setembro, durante a programação do Festival, e receberão prêmios em dinheiro. A realização é de Cleide Salgado, em parceria com a Associação Cultural ARTEMAGIA e a Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda. A programação completa do Festival será divulgada em breve. As inscrições podem ser feitas no link, basta clicar aqui.
O “Tons da Dança” é um festival singular: lançado em 2015, lotou o Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí, com participantes do Brasil inteiro, que vieram concorrer e disputar vagas nas concorridas oficinas – ministradas por professores do calibre da primeira-bailarina Cecília Kerche (ballet clássico) e de bambas como Caio Nunes (jazz) e Ugo Alexandre (danças urbanas), entre outros.
– Foi uma experiência fascinante – relembra Cleide Salgado, ao reforçar o conceito do festival, que privilegia a forte relação da Dança com as mais diversas expressões da Arte. – Nossa palavra mágica é “tons” – destaca.
O pintor Francês Édgard Degas, conhecido como “o pintor das bailarinas”, foi o homenageado na primeira edição do Tons da Dança, brindado com releituras de sua obra por vários artistas, numa exposição que aconteceu durante o festival.  A homenagem se renova nessa versão itinerante e digital. “Vamos ter exposição também, sem releitura, mas as famosas bailarinas de Degas serão lembradas”, revela Cleide ao lembrar que no “futuro, podemos escolher à vontade, pois em todos os espectros da arte há novos tons a descobrir para iluminar a Dança”.
A Exposição Tons da Dança – que reúne obras dos artistas Adriana Jacob, Ana Denigris, Claudia Jacob, Mirthes Ballod e Tonon – acontece de 03 a 30 de setembro, na Galeria Biblioteca, no 2º andar da Biblioteca Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília/VR. A visitação presencial funcionará das 8 às 17h, com todos os protocolos sanitários relativos à Covid-19. A grande novidade dessa exposição é a visita virtual, que poderá ser acessada no mesmo período (03 à 30/9), no canal da Associação Cultural ARTEMAGIA.

Cultura resiste em tempos pandêmicos

Nessa era que vem testando os limites humanos, a cultura tem um papel essencial em manter a sanidade das pessoas. – Sempre tem um balé, um filme, uma série, uma novidade na internet, uma peça de teatro recriada para o espaço digital – lembra Bete Spinelli, presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ. – Com a Lei Aldir Blanc, está sendo possível reavivar os tons da Dança, oferecer arte de qualidade e compensar financeiramente os artistas. Só podemos comemorar com alegria esta possibilidade – ressalta. – Estamos loucos para ver muitos bailarinos, grupos e coreógrafos brilharem no espaço virtual! – anima-se.
O Festival Tons da Dança Volta Redonda selecionará 15 coreografias que serão exibidas na Mostra Artística Online que integra a programação do Festival, em 11 e 12 de setembro, no canal de um dos parceiros do evento no YouTube

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).