<
Atualizado às 15h56min.

ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN 
O Dia Internacional da Animação, comemorado no dia 28 de outubro, terá uma programação na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no Sul do Rio. Será a Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil, simultaneamente, no dia 28, com entrada franca. O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004.
Esse ano completa a 16ª edição contando com a parceria de realizadores locais, em mais de 150 cidades de todas as regiões do país. A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Em Engenheiro Paulo de Frontin o evento é realizado por Annie Walker e Jane Correia e conta com apoio de Secretaria Municipal de Turismo, Colégio Municipal Joaquim Mendes e IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Eng. Paulo de Frontin. Uma rede de supermercados e um hotel também incentivam o evento. Além das Mostras Infantil, Nacional e Internacional serão realizadas oficinas e palestras conforme programação.
– Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro – declarou a assessoria de imprensa do evento.
Confira as cidades participantes e horários em www.diadanimacao.com.br. Mais Informações no YouTube: youtube.com/user/diadanimacao; Facebook: www.facebook.com/diainternacionaldanimacao, www.facebook.com/dia2019Frontin/; Twitter: twitter.com/Diadanimacao;  Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/.
Programação

Sessão dia 27/10 – Às 14h Mostra Infantil no espaço Toca do Cowboy com oficina
de desenho e oficina de sonorização para filme de animação com Alexandre
Jardim, mixador do CTAV. Evento infantil.
Local: Toca do Cowboy
Endereço: Avenida Roger Malhades, 288, Sacra Familia do Tingá,
Dia 28/10 – Mostra Infantil turno manhã e tarde para alunos do Colégio
Municipal Joaquim Mendes Com oficina de sonorização para filme de animação com Alexandre Jardim, mixador do CTAV.
Endereço: R. Maria E. Mendes, s/n – Morro Azul do Tinguá,
Às 18h30 – Mostra Dia Internacional da Animação (Filmes de Animação
Nacionais e Internacionais)
Local: Colégio Municipal Joaquim Mendes
Coordenação Local: Annie Walker e Jane Correia
Apoio: Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Engo Paulo de Frontin /Colégio
Municipal Joaquim Mendes/ IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Frontin.
Mostra Infantil: Livre.
OBS: Mostra Nacional e Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 14
anos.
Fotos: Divulgação.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:

(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).