<

Atualizado às 21h43min.


VOLTA REDONDA 

O festival Inverno Cultural começa nesta terça-feira (21), e vai até sábado (25), com atrações variadas em Volta Redonda/RJ. A programação inclui apresentações teatrais, sarau, exposição de artes plásticas, shows musicais, além de palestras educativas. O objetivo do evento, realizado em parceria, inédita, entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Centro Cultural Fundação CSN, em promover arte, cultura e educação no município, segundo a prefeitura.

A semana de eventos começa com o poeta Sérgio Vaz. Ele é autor de oito livros, cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural. Além disso, criou o Cinema na Laje, os projetos Poesia nos Muros e Poesia contra a Violência, que percorre as escolas públicas com rodas de conversa.

O poeta abre a programação do Inverno Cultural, às 14h, com Roda de Conversa com educadores do município sobre literatura periférica com o tema: “A Palavra da Rua”. À noite, às 19h, será convidado da poetiza voltarredondense Regina Vilarinhos no Sarau em Volta. Os dois eventos serão realizados no Centro Cultural Fundação CSN, na Rua 21, na Vila Santa Cecília.

Ainda na terça-feira, será aberta à visitação a exposição “Revisitando um Estado de Sonho e Liberdade”, da artista plástica Jorgete Gac. A mostra fica até o dia 13 de setembro no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. O horário de visitação é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Na quarta-feira (22), Sérgio Vaz volta à cena do festival com oficina de poesia para alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas. O Inverno Cultural segue na quinta-feira (23), com show de rap e a abertura da mostra “A Rua”. As duas atrações no Centro Cultural Fundação CSN.

Os shows musicais começam na sexta-feira (24), no Memorial Zumbi, na Vila. Estão na programação Jazz Brasil com Sérgio Vieira Quarteto; Ramiro Mart & Trio Arigó e Tributo a Amy Winehouse com Daiane Landim. No sábado, dia 25, o festival encerra com mais música na Praça Brasil. O som começa com Ramiro Mart & Goribeatzz e ainda tem Tiê e forró do Vila do Sossego.

A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, lembrou que toda a programação é de graça. “O evento com extensa programação vai contribuir muito com a cultura do município. Vários artistas locais fazem parte da programação e foram contratados por chamamento público. Ainda há atrações de fora da cidade, que foram contratadas pela Fundação CSN”, convidou a secretária.