Atualizado às 21h28min.

VOLTA REDONDA 
Há mais de 40 anos o aposentado Eduardo Filho, mais conhecido como Dadinho do Presépio, monta e abre para o público o maior presépio visitável do Sul do Estado do Rio de Janeiro. Ele fica em Volta Redonda, a maior cidade da região e uma das poucas que tem uma rua inteira dedicada as festas de fim de ano.
É na Rua Vicente de Paula, no bairro Niterói, onde fica a chamada “Rua do Natal”. Em meio as casas decoradas estão o presépio que trás mais de 1000 peças diferentes. Tudo começou com uma tia de Dadinho, quando ele ainda era criança. Ele conta que ela pedia que ele trouxesse uma areia ou pedrinhas para compor o cenário. Depois que ela faleceu, ele herdou as peças e começou criar o próprio presépio.
– Quis ficar com o presépio dela e depois que me chamaram de egoísta comecei abrir para as pessoas visitarem – lembrou Dadinho.
Presépio fica aberto ao público até 06 de janeiro e a entrada é gratuita.
O presépio fica aberto durante o mês de dezembro, até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis, quando ele recebe folias de reis e encerra para visitação. Todo ano o vendedor Marco Vinícius de Almeida Campos, visita o local com o filho e a esposa, que este ano está grávida do segundo filho. “É um trabalho que conheço há mais de 12 anos. No bairro Niterói que ele já fez há tanto tempo. E a Rua do Natal sempre fica cheio e muito gostam de visitar e sempre venho com a família para conhecer e aproveitar. Um trabalho que não existe em cidade nenhuma”, comentou.
Programa de fim de ano que a ajudante Tatiane Carvalho Faria não perde. “Melhor coisa para fazer no natal é visitar aqui o presépio. Todo ano venho. Sem dúvida é o melhor programa para fazer com a família na cidade nessa época do ano”, garantiu.
Dadinho sempre se emociona quando fala da devoção religiosa em que mantém com a montagem do presépio. Milhares de pessoas visitam o local e deixam doações que são entregues para famílias carentes e entidades da cidade.
– Enquanto eu puder vou continuar com a montagem e visitação do presépio – afirmou.
O presépio fica aberto a partir das 18h, até o dia 06 de janeiro. A entrada é franca. Visite!