Atualizado às 12h04min.


RESENDE / VOLTA REDONDA

O Resende Shopping resolveu aderir, na próximo quinta-feira (24), ao Dia da Liberdade de Impostos. O shopping promete que irá ofertar produtos com até 40% de desconto. A iniciativa faz parte do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), promovido pela CDL Itatiaia/Resende (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A data marca, simbolicamente, o dia em que os brasileiros deixam de trabalhar apenas para pagar impostos e passam a usufruir da remuneração recebida. Neste dia, empresas dos mais variados segmentos em todo o Brasil comercializam produtos com o desconto referente ao valor da carga tributária incidente sobre eles.

O superintendente do Resende Shopping, Alessandro Machado, explica que a data funciona também como forma de conscientização e protesto. “Buscamos vender os produtos pelo preço real, sem impostos, para que a população tenha ciência da grande carga tributária brasileira. E que, na maioria das vezes, o alto valor dos produtos não é culpa dos empresários”, defendeu.

(DIVULGAÇÃO)

Segundo estudos divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas Jovem (CNDL), o brasileiro trabalha, em média, 150 dias ao ano para quitar todos os impostos atribuídos às suas necessidades. Alessandro afirma, ainda, que metade do valor cobrado por alguns produtos é referente à carga tributária. “Às vezes, até mais do que a metade. Uma marca de videogame, por exemplo, tem cerca de 72% de imposto embutido em seu preço. A cerveja tem 55%, sapatos 58%, e assim por diante”, revelou o superintendente.

São necessários aproximadamente 150 dias de trabalho para pagar os impostos. Em Volta Redonda-RJ, a CDL Jovem de Volta Redonda também vai aderir a campanha. A ação será no Supermercado Paiva, no bairro São Lucas, de 8h às 20h horas, onde serão vendidos 100 variedades de produtos sem impostos até acabar o estoque desses itens. O mascote da campanha este ano é o “Impostossauro”, que representa o salário do brasileiro sendo abocanhado pela carga tributária, uma das mais pesadas do mundo.

Em 2013, segundo estudo do portal Deepask, cada habitante da cidade de Volta Redonda contribuía com R$ 455,62 de seu salário, em impostos. “Para se ter uma ideia, o que recebemos pelo nosso trabalho nos primeiros quatro meses do ano são praticamente para pagar impostos. E conscientizar as pessoas é uma forma de fortalecer a luta pela reforma tributária, com redução desses impostos”, declarou Gilberto Paiva, presidente da CDL Jovem de Volta Redonda.

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, lembrou que instituição participa desde a criação da campanha nacional, com o objetivo de marcar a data como um protesto contra o excesso de impostos. “A cada dia cria-se uma nova taxa, aumentam os impostos, sobrecarregam empresas e toda a população. Precisamos urgentemente da Reforma Tributária para que o país volte a crescer e gerar postos de trabalho. A economia só vai andar quando pagarmos impostos mais justos e ver o retorno deles em melhoria para nós, cidadãos e contribuintes”, frisou.