<
Atualizado às 20h23min.

VOLTA REDONDA
Servidores de Câmara Municipais de três estados, Rio, Minas Gerais e Espírito Santo, estão em Volta Redonda, a partir de segunda (5), até a próxima sexta (9), recebendo um treinamento do SAPL (Sistema de Automação do Processo Legislativo) e Portal Modelo. As aulas acontecem nas dependências da Centro Universitário Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado.
Para se ter uma ideia, a Câmara de Volta Redonda, em apenas um setor, gasta duas mil folhas por semana. A Câmara de Andrada, de Minas Gerais, gasta cerca de R$ 12 mil por ano apenas com papel. As oficinas foram viabilizadas pelo senador pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSL). As câmaras de Quatis e Volta Redonda, representados pelos vereadores Flávio Florentino (PHS) e Edson Quinto (PR), respectivamente, uniram para que o curso foi feito na região. A abertura teve ainda a participação do porta-voz da prefeitura de Volta Redonda, Adriano Lizarelli.
As oficinas do Interlegis visam modernizar os procedimentos administrativos e integrar as Casas Legislativas de todo país. Além de dar mais transparência, já que o sistema é aberto no portal do governo federal para que qualquer usuário acompanhe a tramitação de projetos e do trabalho dos parlamentares em todas as casas. Todo material didático é fornecido e o treinamento sem custo para os servidores.
Jaqueline Pereira é servidora do expediente de Volta Redonda, ela acredita que o sistema trará mais agilidade ao trabalho. “Todos os procedimentos ficarão muito mais velozes com esse sistema implantado e funcionando. Vamos diminuir muito o tempo de um processo de lei ou qualquer outra tramitação dentro do legislativo”, ressaltou a servidora.

O secretário geral da Câmara de Andrada (MG), André Luiz Ferreira Sales, há 18 anos no serviço público acredita que o aprendizado vai contribuir para todo processo da Casa. “Vai se gastar muito menos e ainda sobrar tempo para que os processos que são mais lentos se tornem ágeis e eficientes. Sem falar que os servidores terão mais tempo para agir em outras frentes. Economia de material e pessoal”, enfatizou.
O vereador Edson Quinto, de Volta Redonda, participou da abertura e classificou o evento como um marco para a Câmara do município. “Fico lisonjeado em poder oportunizar, como presidente da Casa Legislativa, esse treinamento tão importante e gratuito a todos os servidores. Muito legal ver o interesse e participação de todos. Sem dúvidas, será uma semana de muito aprendizado para que possamos prestar um melhor serviço para a população. O valor que vamos economizar com esse sistema e procedimentos otimizados serão incalculáveis. Esse é o melhor legado que um servidor pode deixar para a cidade”, agradeceu Edson. (Fotos: Jean Alves).

Comentários via Redes Sociais ou no portal:

(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).