ITATIAIA

Atualizado às 22h38min.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu a data para a realização da eleição suplementar, no município de Itatiaia, na tarde de quinta-feira (4), durante transmissão ao vivo pelo YouTube. A eleição foi definida para o dia 11 de abril, vai suprir os cargos de prefeito e vice-prefeito que ficaram vagos em decorrência do indeferimento da Justiça Eleitoral do registro dos candidatos mais votados nas Eleições Municipais do ano passado.
No caso de Itatiaia, o TSE indeferiu a candidatura de Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), que foi o mais votado no município, no dia 15 de novembro. O presidente da Câmara Municipal, Imberê Moreira Alves, comanda a prefeitura desde que a decisão de cassar o registro dele foi determinado.
Nesses casos, a legislação eleitoral determina que sejam realizadas novas eleições caso o candidato mais votado tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva. Que foi o que acabou acontecendo. 
Os candidatos cujos processos de registro de candidatura ainda estavam pendentes de julgamento após as Eleições Municipais de 2020 não foram diplomados nem puderam tomar posse em 1º de janeiro de 2021. Nas localidades em que isso ocorreu, o presidente da Câmara de Vereadores passou a exercer interinamente a função de prefeito.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).