Atualizado às 14h11min.


NACIONAL

O presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio, anunciou a ampliação dos benefícios do programa Minha Casa Minha Vida na última segunda-feira (07), pelo Ministério do Planejamento. Todo o processo vem sendo acompanhado pelo presidente Michel Temer. Para ambos, a iniciativa impulsionará o setor da construção civil, enquanto, ainda, responde à solicitação de moradias tanto das vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, quanto de outras famílias em situação precária em outras regiões.

Somente na nossa região, em Angra dos Reis-RJ na Costa Verde, serão entregues as chaves de 1260 apartamentos. Em contra partida ao benefício, cerca de 90 família serão investigadas na cidade por irregularidades nos dados cadastrais. Caso confirmadas, os participantes perderão perder os benefícios.

Até agora em Angra foram aprovados 1572 nomes para este benefício. No momento existem 312 pessoas na lista de espera. A previsão da entrega das chaves é para o dia 30 de maio, às 16 horas no condomínio Valle da Banqueta. A angrense Christine de Moraes, de 35 anos, comemorou com a notícia. “É um sonho realizado ter minha casa própria depois de ter perdido tudo”, comemorou.

O programa pretende favorecer principalmente as famílias que se encontram na faixa 1 da pobreza, recebendo até R$ 1,8 mil por mês. Posteriormente, com o sucesso nessa primeira etapa, as famílias da faixa R$ 1,5 mil. O ministro Nelson Antônio destacou que a medida foi ideia do presidente. “Essa é uma orientação do próprio presidente”.

Para Temer, é necessário investir na construção civil principalmente por ser uma área com potencial na geração de empregos. O tema tem sido analisado pelos ministérios das Cidades, da Fazenda e do Planejamento e voltou ao debate devido a demanda de habitação popular depois da tragédia paulista.