Lei aguarda aprovação do prefeito para entrar em vigor
Foto: Divulgação.
VOLTA REDONDA

Atualizado às 21h31min.
O vereador Walmir Vitor (PT) conseguiu aprovar, por unanimidade, um projeto de lei na Câmara de Vereadores que vai ser mais uma arma contra a violência sexual em Volta Redonda. O texto foi aprovado na sessão de segunda-feira (28), no plenário da câmara e agora vai seguir para sanção do prefeito Neto.
O projeto visa proteger a todo e qualquer cidadão vítima de importunação sexual em eventos esportivos realizados na cidade. Locais como estádios de futebol, ginásio, praças com qualquer prática desportivas estão na lista. A iniciativa visa a implantação de placas de orientação, telefones de emergência e pontos de apoio de fácil acesso para a vítima.
– O Brasil é o quinto país no mundo em índice de violência contra a mulher, segundo as Nações Unidas. Sou pai de uma menina e sei o quanto é importante ela e todas as outras frequentarem espaços de lazer com a família. Todas precisam de proteção. Inclusive nossas crianças e adolescentes – defende Walmir.
O Estatuto do Torcedor, de maio de 2003, prevê a segurança nos estádios para todos. Veda também a incitação e prática de atos de violências durante os eventos. “Mesmo assim inúmeras mulheres, jovens e crianças passam por violência em eventos esportivos no nosso país. Eu não poderia ficar calado diante de uma realidade que não quero que os nossos cidadãos passem. Esse tipo de crime traumatiza para sempre a vítima. Como representante do povo, não posso deixar passar a oportunidade de proteger. Além disso, garantir que um agressor pense duas vezes antes de cometer um crime assim”, ressalta o vereador.
A Lei 098/2023 agora segue para o chefe do Executivo analisar e dar o parecer. O vereador se disse satisfeito pela aprovação e aguarda um retorno do prefeito Neto. “Sei que essa lei será muito importante para inibir qualquer agressor de praticar algo assim dentro da nossa cidade. Tomara que outros municípios possam também implantar essa lei para ajudar a proteger nossa população no momento de lazer, saúde e prática do esporte”, espera Walmir Vitor.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).