(ILUSTRATIVA)

Atualizado às 10h35min.


VOLTA REDONDA 

A prevenção e o diagnóstico precoce da hipertensão são os objetivos do evento pelo Dia Nacional de Combate a Hipertensão, comemorado nesta quinta-feira (26). O evento da Secretaria de Saúde de Volta Redonda terá duas tendas de atendimento na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, das 8h às 16h.

Os setores de Doenças e Agravos não Transmissíveis e de Alimentação e Nutrição da secretaria, com apoio de estagiários de enfermagem e estética do ITEC (Instituto Tecnológico de Capacitação), vão oferecer à população atendimentos como aferição de pressão arterial e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), além de dar dicas sobre quais hábitos do dia a dia podem evitar a hipertensão. Também participa do evento a equipe do Programa de Controle do Tabagismo, outro fator de risco.

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é um dos fatores de risco mais sérios para as doenças cardiovasculares. Quando não tratada, a hipertensão pode levar a danos permanentes e ocasionar derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal e até mesmo alterações na visão.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta a importância do diagnóstico da hipertensão para evitar complicações à saúde.

Hoje, 55% da população de Volta Redonda, cerca de 150 mil pessoas, é SUS dependente – não têm plano de saúde. Deste total, mais de 30 mil pessoas estão em tratamento contra hipertensão. Com esse evento queremos identificar mais casos para que busquem acompanhamento médico”, afirmou.