Atualizado às 08h57min.

VOLTA REDONDA
O evento ‘Transporte em Ação: Uma Corrida da Paz’ levou mais de mil pessoas à Arena Esportiva em Volta Redonda, no domingo (24). A ação foi uma realização do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest /Senat) em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
A corrida também foi marcada pela presença do ex-atleta de atletismo, Robson Caetano, ganhador da medalha de bronze nos 200 metros rasos em Seul 1988 e também de bronze no revezamento 4x100m, em Atlanta 1996. Ele veio à cidade para lançar o 1º Núcleo de Atletismo Robson Caetano – Unidade Volta Redonda.
– Gostaria de agradecer a parceria do Sest/Senat que, junto à prefeitura e à SMEL, realizou esse grande evento de incentivo ao esporte na cidade e na região. Agradeço também a presença do ex-atleta Robson Caetano que veio lançar em Volta Redonda de forma pioneira o Núcleo de Atletismo Robson Caetano. Estamos muito felizes e honrados em receber essa unidade de fomento ao esporte – comemorou o prefeito Samuca Silva (PSDB).
Foram disputadas duas modalidades de corrida (5 e 10km) e de caminhada (3km), além da categoria kids, na faixa etária de quatro a 13 anos. Para Ruan Brás, o primeiro colocado na categoria 5km masculina, a corrida foi muito bem organizada. “Foi sofrido o final, mas consegui me recuperar. Tem um ano e meio que estou praticando corrida e achei ótimo ter uma ação como essa na cidade. Como amador, acho legal que a prefeitura incentive a prática para os moradores não precisarem sair de Volta Redonda para competir”, ressaltou o atleta.

Ao todo, 1140 pessoas participaram da corrida, sendo 380 para as corridas de 5km e 10 km e as outras 760 para a caminhada e corrida kids. Segundo a diretora do Sest/Senat, Beatriz Araújo, a Corrida da Paz, além de promover a saúde do trabalhador, também simboliza a união e a integração. “Queria agradecer essa parceria com a SMEL e a prefeitura na realização deste evento. Quando nós unimos forças, fazemos a diferença para toda a população”, contou.
Edilia Oliveira, primeira colocada na categoria de 10km, também destacou a organização da corrida. “Venho treinar três vezes na semana na Arena Esportiva e acho ótimo. Espero que tenham mais ações assim na cidade”, pediu a corredora.

1º Núcleo de Atletismo Robson Caetano

A Prefeitura de Volta Redonda, junto com a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SEELJE), vai implementar no município o Primeiro Núcleo de Atletismo Robson Caetano. Essa é a primeira unidade do projeto a ser implantada no Brasil. O objetivo é formar grandes atletas e incentivar a cidadania com uma dinâmica pedagógica, ética e criativa, visando as potencialidades e a expressão dos praticantes do atletismo. Serão atendidas crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As aulas serão realizadas na Arena Esportiva.
– A parceria com o Estado do Rio de Janeiro é importante. Estamos somando forças para melhorar ainda mais o desenvolvimento do esporte no interior e ter toda a metodologia do projeto com o nome de um ex-atleta como o Robson Caetano é muito bom. O atletismo é uma modalidade esportiva que serve de base para todas as outras. É muito importante democratizar o desenvolvimento da modalidade na cidade que tem muito ainda para crescer”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.
O ex-atleta Robson Caetano deu a largada na Corrida da Paz e agradeceu o convite para participar do projeto em Volta Redonda. “Queria agradecer ao prefeito pelo convite de estar aqui para lançar o Núcleo de Atletismo. É um prazer e uma honra participar deste evento e principalmente fundar nosso projeto. Queria parabenizar também aos pais que vieram trazer seus filhos para participar da corrida kids. O atletismo tem que ser divertido. Deixo aqui meu agradecimento e carinho por ser tão bem recebido na cidade. Esperamos que o projeto seja um sucesso”, declarou.
As matrículas já estão abertas e as aulas acontecerão nos horários da manhã e da tarde. Os interessados devem procurar a sede da SMEL, que fica na Arena Esportiva, no bairro Voldac, portando uma foto 3×4, uma cópia da identidade ou certidão de nascimento, cópia do CPF (se tiver), cópia do comprovante de residência e declaração escolar (pode ser cópia também).
Fotos: Evandro Freitas – Secom/VR.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).