TOC no isolamento e as consequências do problema

0
279
Coluna Você Organizada
ANDREA GOMES

Atualizado às 22h40min.
Estabelecer novas rotinas pode parecer cansativo e exaustivo. Porém, uma vez estabelecida ela pode trazer facilidades e mais produtividade. Procure observar os gatilhos que possam te prender em um círculo vicioso e procure administrar da melhor forma. Quando estabelecer uma nova rotina, não coloque várias metas tentando equilibrá-las todas como se fosse um equilibrista de pratos, faça e estabeleça metas que possam ser cumpridas e alcançadas.
Os hábitos que você está criando por meio das micro resoluções acabarão gerando novas preferencias. Essas preferencias precisam ser pensadas e elaboradas passo a passo. A rotina de lavar as mãos, limpar as superfícies, trocar as roupas e limpar os sapatos, pode despertar um sentimento de TOC, que significa (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
No livro Mentes e Manias da autora Ana Beatriz diz que “As pessoas com TOC, na verdade, desejam possuir características de organização, asseio, meticulosidade e raciocínio analítico. O excesso e o desequilíbrio de comportamento associados a essas características são tão grandes que elas acabam por se tornar, por vezes, desorganizadas, improdutivas e descuidadas”.
Pensando nessa dicotomia entre o que se quer ser e o que se é de fato, criamos a sigla COT (Cognição, Organização e Transformação). Numa clara referência ao que o TOC gostaria de ser caso conseguisse se desvencilhar do círculo destrutivo e vicioso de pensamentos e atitudes repetitivos. Uma vez que a sigla COT é a que vai designar aquelas pessoas cujas capacidades de organização, objetividade e meticulosidade, entre outras. Estão equilibradas de tal maneira que as tornam aptas a transformar pensamentos e atitudes em realizações individuais e coletivas. Uma coisa é certa, todos nós possuímos deficiências ou falhas mentais. É claro que uns as apresentam mais sérias, ou menos, no entanto tudo indica que de o barro de onde viemos já veio malhado antes de nascermos.

E agora? Quem terá coragem de atirar a primeira pedra? Quem for perfeito pode começar!”

De acordo com os estudos, o TOC pode ser despertado por repetições de ações de forma exagerada. As novas rotinas de limpezas impostas pelo Ministério da Saúde, em alguns momentos podem parecer exageradas. Mesmo assim, quando é para sua segurança, para a segurança de sua família, toda esta rotina fica pequena. Fique atento, observe, perceba e escute. Se houver exagero a ponto de incomodar a pessoa ao lado, procure ajuda médica. TOC não é frescura!
Até a próxima coluna. Obrigado pela gentileza de ler nossa coluna. Sugestões de assuntos e dicas, mande e-mail para [email protected].

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).