Atualizado às 16h10min.

CHRIS BUENO
Nunca se falou tanto em moda, estilo e imagem pessoal. As pessoas estão revendo os conceitos e descobrindo que, sim, imagem é importante e faz parte do dia a dia de todos nós. E claro, com as redes sociais e toda sua facilidade de pesquisa e acesso a informações, acabamos por “achar” de tudo. Desde fontes confiáveis, com embasamento, até não tão confiáveis assim, afinal, internet tudo aceita.
Esta é minha primeira coluna para vocês, e para iniciar, gostaria de desmistificar alguns mitos da Consultoria de Imagem que vejo por aí.
ESTILO, OU VOCÊ TEM OU NÃO TEM!

Todos nós nascemos com gostos particulares que ao longo do tempo, acontecimentos da vida e meio que vivemos, vão sendo moldados. Isso vai transformando nossa marca, nossa imagem e a maneira a qual damos importância para isto ou aquilo. Esses gostos vão se alterando nas diversas fases da vida, tanto pessoal como profissional, até porque mudamos e evoluímos como pessoa.
Há um mito que se criou de que pessoas que são admiradas pelo estilo e bom gosto já “nasceram” assim. Ninguém nasce “estiloso”! Primeiro que estilo todos têm. Ter esse estilo admirável é uma consequência da autoconfiança que somente o autoconhecimento traz. Portanto, ter um estilo admirável é prática diária. É autoconhecimento de si e do seu meio e, o principal, discernimento de adequação. Porque não adianta de nada ser “estiloso” fora do contexto.
ESTILO NÃO TEM NADA A VER COM MODA!
A cada três meses, as lojas recebem novas coleções, novas propostas do que é tendência da indústria da moda com novas cores, novas modelagens, enfim, novas propostas para nos encantar. Há consultores que afirmam que estilo e moda não têm nada a ver. Eu discordo!
Estilo é sim identidade pessoal. São símbolos que você usa e monta a imagem que você quer passar para o mundo. A moda é aquela pitada de novidade que, muitas vezes, estava faltando para você reforçar a o melhor da sua imagem.
Não estou dizendo que é para sair comprando tudo que achar bacana, mas, de tempos em tempos, trazer uma novidade para reforçar sua identidade é interessante. Até porque, como eu comentei no parágrafo acima, nós evoluímos como pessoa, tanto pessoalmente como profissionalmente. Inclusive nosso estilo muda por isso. Nada mais natural que essa evolução trazer peças novas com a ajuda da moda.
PARA SER ESTILOSA É PRECISO GASTAR MUITO DINHEIRO!
Mais uma mentira que acrescentamos ao nosso “pensamento fashion”. Na realidade, está mais fácil o contrário! Para quem ainda curte comprar com frequência, as fast fashions estão trazendo cada vez mais novidades de moda super atuais e com precinho camarada.
Para quem está na “pegada” mais sustentável, uma forte tendência de comportamento é o crescimento de um número cada vez maior de brechós. Além de você adquirir uma peça super bacana e que ninguém mais terá igual, o preço geralmente é ainda mais interessante.
Outra coisa que te faz ser ainda mais “estilosa” ou “estiloso” é saber compor diversos looks diferentes com a mesma peça. Isso sim é fashion, sustentável, bacana e econômico.
ISSO É SÓ PARA ALGUMAS PESSOAS

Esse é um dos maiores mitos da imagem, que somente pessoas ditas “chiques”, “famosas”, “ricas” ou “influentes” devem andar bem vestidas e arrumadas a ponto de chamar a atenção.
Ridículo! Qualquer pessoa que preze por si deve ter o mínimo de respeito e amor próprio a ponto de sim, andar bem arrumado, caprichar no look, cuidar da sua imagem e se tornar admirável.
IMAGEM E ESTILO É FUTILIDADE
Essa questão nem vou me alongar. Aliás, vou responder com outra pergunta: você é tão insignificante que sua imagem é algo sem importância?
Deixo essa pergunta para pensar. Mande e-mail para nossa redação redacaosulfluminenseonline@gmail.com ou entre em contato pelas nossas redes sociais do nosso perfil. Será um prazer responder todas as dúvidas e ouvir sugestões de assuntos.
Até a próxima!

Comentários via Redes Sociais ou no portal:

(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).