Atualizado às 19h36min.

MOÇAMBIQUE
Em 04 de março de 2019, um ciclone devastou Moçambique, Malawi e Zimbábue. Foram 1000 mortos, somando-se os três países foram 793 mil casa foram destruídas… Até o momento que esse artigo está sendo publicado, faltava água, comida, abrigo, roupas, medicamentos e assistência humanitária em geral.
A Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiram 40,8 milhões de ajuda de emergência para esses países. O Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido enviou 7,95 milhões de dólares para Moçambique e Malawi. Em 19 de março, a União Europeia liberou uma ajuda emergencial de 3,5 milhões de euros, enquanto o Brasil enviou 100 mil euros aos atingidos.
Na segunda-feira, 16 de abril, um pouco mais de um mês do desastre ambiental na África, um incêndio atingiu a catedral histórica de Notre-Dame, na França. Mais de 800 anos de documentos e obras da fé comunal foram destruídas. Mas nenhuma vida se perdeu.
Em menos de 24 horas, as doações chegaram a impressionantes 600 milhões de euros, uma quantia de, aproximadamente, 2,6 BILHÕES DE REAIS
Uma bilionária brasileira, Lily Safra, viúva do banqueiro Edmond Safra, sozinha fez um cheque de 20 milhões de euros, 88 milhões de reais, para a reconstrução da catedral francesa. Só para efeito de comparação, o Museu Nacional, que também foi destruído pelo fogo em setembro de 2018, recebeu, até o momento, 1 milhão de reais em ajuda. A reconstrução do museu está estimada em 100 milhões.
Em 2019 tivemos várias tragédias, uma de grandes proporções foi o rompimento da barragem de Brumadinho com dezenas de desaparecidos e mortos. Não tenho notícia de uma doação para reconstrução da cidade.
É triste ver que papel, madeira e pedra na França recebem mais doações em menos de 24 horas do que a perda de vidas humanas nos países africanos em semanas e o Brasil em meses. Infelizmente, a solidariedade tem uma geografia e uma cor. E espero que isso possa mudar, um dia… Tenho esperança. (Foto: Reprodução).

1 COMENTÁRIO

  1. Deus abençoe seu ministério e te capacite cada vez mais para trazer informações importantes pra gente .
    Grande abraço

Comments are closed.