VASSOURAS

Atualizado às 16h41min.
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega nesta sexta-feira (16/06) ao município de Vassouras, no Centro-Sul Fluminense, para oferecer à população exames gratuitos de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Os atendimentos vão acontecer de 19 de junho a 15 de agosto. O Sesc RJ estima realizar 25 exames cada por dia e mais de 2 mil no período. A iniciativa conta com o apoio do Sincomércio e da Prefeitura Municipal.
A unidade móvel ficará estacionada na Praça Duque de Caxias, 60, no Centro. A estrutura funciona em um caminhão dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Os exames são indicados para mulheres nas faixas etárias de 50 a 69 anos (mamografia) e de 25 a 64 anos (Papanicolau).
Para agendar os exames, as pacientes devem comparecer ao local portando RG, CPF, um comprovante de residência, o cartão do SUS e o encaminhamento do sistema municipal de saúde. Se a paciente não tiver o encaminhamento, haverá na tenda de atendimento da unidade móvel uma enfermeira do município avaliando os casos e emitindo as requisições. O atendimento vai acontecer de segunda a sexta-feira. Veja os horários abaixo.
– Segunda-feira: 10h às 19h
– Terça-feira: 9h30 às 20h
– Quarta-feira: 8h à 17h
– Quinta-feira: 8h à 17h
– Sexta-feira: 8h às 14h
Após a realização do exame, as imagens da mamografia serão remetidas de forma online para o Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realizará a devolutiva às pacientes.

Resultados prontos em até 30 dias

Os resultados de ambos os exames devem ficar prontos em até 30 dias, trâmite mais rápido e um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda nos municípios, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames na rede pública. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).