Atualizado às 12h57min.
SUL FLUMINENSE
Com a chuva das últimas horas a região vem registrando mais estragos. O nível do Rio Paraíba do Sul, que corta várias cidades da região, está mais alto e não há previsão que comece a baixar. Em Resende-RJ, a situação da RJ-163 ficou mais complicada, com a chuva da noite dessa quarta-feira (07).
Em Barra do Piraí-RJ, a chuva forte da madrugada elevou o nível do Paraíba do Sul, que já transbordou nos bairros Oficinas Velhas e Vila Helena. Segundo a Defesa Civil do município, a previsão é que o nível do rio suba ainda mais nas próximas horas, podendo causar transtornos em outros bairros.

O alerta para a tarde dessa quinta-feira (08) vale ainda para os bairros Matadouro e Nossa Senhora de Santana. A Defesa Civil pede para que os moradores ribeirinhos fiquem atentos ao nível dos rios que cortam a cidade e que em caso de risco, procurem um local seguro.
A vazão às 10h era de:
Volta Redonda – 709 m3/s
Vargem Alegre – 668 m3/s
Santa Cecília – 678 m3/s
Sacra Família – 12.5 m3/s

Em Resende-RJ, os moradores do distrito da Capelinha, na serra da Mantiqueira, tiveram suas casas invadidas pela água mais uma vez na madrugada dessa quinta-feira (08). A prefeitura de Resende ainda não divulgou quantas pessoas foram afetadas e se há desalojados ou desabrigados.
Na região, a RJ-163 segue interditada e registrando mais deslizamentos de terra. Segundo a prefeitura de Resende, os moradores de Visconde de Mauá e turistas que seguem em direção a região, devem utilizar a Serra do EME como rota alternativa, que foi liberada na tarde dessa quarta-feira (07).
A prefeitura ainda informou que está no local junto com a prefeitura de Itatiaia-RJ e órgãos do governo estado realizando as obras necessárias para desobstruir o trecho.