Atualizado às 19h12min.
BARRA DO PIRAÍ
Guardas Municipais foram acionados para registrar, nesse sábado (20), o descarte de medicamento irregular de vários medicamentos nas terras de uma fazenda, no distrito de São José do Turvo, em Barra do Piraí-RJ.
Foram encontradas cerca de 10 caixas grandes de medicamentos. Entre eles Stomaliv (stomago alivio azia), Betogenta (Indicado para dermatoses), Glicamin (Indicado Diabetes) Nitrato de Miconazol (Indicado para dermatoses) e Cloridrato de Metformina (diabetes tipo 2). Além de risco à saúde, os medicamentos por contaminar o meio ambiente.
Um homem que arrendou as terras foi quem fez a denúncia. Ele disse que a atitude é inaceitável. “Jogaram os remédios aqui como se fossem lixo”, destacou o agricultor. Ninguém ainda sabe a origem do material ou quem deixou eles nesse local. “É tanto remédio que dava para montar uma farmácia”, lamentou o homem.
O material foi levado ao posto de saúde Albert Sabin, no Centro de Barra do Piraí, onde será feito o descarte correto. O descarte irregular de remédio é crime contra a saúde pública e ao meio ambiente. O lote dos medicamentos foi anotado e a prefeitura vai tentar descobrir a origem dos remédios e por quem eles foram comprados, para tentar chegar a quem descartou. (Fotos e Informações: Ronaldo José da Silva).