Atualizado às 17h02min.

PATRÍCIA ALVES 
Olá gente linda! Dando continuidade ao nosso tema sobre empreendedorismo, hoje vou deixar algumas indicações de uma rede de apoio para você que está começando a empreender ou pensando em criar o próprio negócio.
Todos sabemos que empreender não é fácil. Vimos no texto anterior, o conceito de empreendedorismo e as principais características necessárias a um empreendedor. É preciso muito estudo, planejamento, organização e sobretudo agir, arriscar e fazer acontecer.
Antes de abrir um negócio, é preciso saber o que fazer e se municiar do conhecimento necessário para uma exploração competente do seu negócio. Investir em conhecimento e pesquisa sobre empreendedorismo e sobre seu nicho de trabalho é o ponto de partida para o sucesso do seu negócio.
A primeira dica é “NÃO SE PRECIPITE”! Esse é o maior erro do empreendedor. Por empolgação ou necessidade de obter lucro rápido, acaba “enfiando os pés pelas mãos” e tomando as atitudes erradas perante o negócio. Dessa forma, os problemas e desafios podem vir como uma avalanche e complicar ainda mais a vida.
Para te dar todas as informações, conhecimento e apoio necessário na etapa de planejamento e início do seu negócio, uma ajuda pode ser encontrada no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O Sebrae é um órgão que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.
No Sebrae você pode tirar todas as suas dúvidas relacionadas a empreendedorismo, receber consultoria para um melhor direcionamento do seu negócio, ter acesso às apostilas e cursos tanto online e presencial. Além de acessar vários conteúdos e dicas gratuitos no site. Ainda ter acesso a diversas palestras, capacitações,  workshops, treinamentos e etc.
Atualmente, o Sebrae-RJ está promovendo seminário Empretec. O curso é uma metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) que busca desenvolver características do comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. O seminário de imersão é promovido em cerca de 40 países. Saiba mais acessando o site http://www.rj.sebrae.com.br.
Existem outras empresas, não governamentais, que visam o apoio ao empreendedorismo e que oferecem informações, ajuda e cursos a você empreendedor.
  1. ANJOS DO BRASIL – uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo influenciar de maneira positiva o crescimento do investimento como apoio ao empreendedorismo de inovação.
  2. ARTEMISIA – um programa intensivo onde os empreendedores são encorajados de forma contínua em função de otimizar novos modelos de receita.
  3. ANPROTEC – associação nacional de entidades promotoras de empreendimentos inovadores.
  4. CONAJE – confederação nacional dos jovens empreendedores, criada em 1999, com atuação em 22 estados brasileiros.
Além dessas empresas e ONGs, existem também alguns renomados especialistas que disponibilizam conteúdos e dicas gratuitas em sites de vídeos como YouTube. Redes sociais, também ministram cursos, treinamentos ou imersões de grande valia e conhecimento sobre negócios/empreendedorismo, ou que simplesmente inspiram-nos.
  • CONRADO ADOLPHO – empresário, escritor, consultor, palestrante internacional, criador do método 8ps, entre outras. Pesquisem sobre ele, seu método, cursos, o trabalho que desenvolve e principalmente seus conteúdos e dicas de valor gratuitos no YouTube.
  • ERICO ROCHA – segundo a Infomoney, ele é o principal especialista de marketing digital para pequenos negócios online no Brasil. Ele possui um dos maiores canais no YouTube focado em empreendedorismo digital do país. É amante do empreendedorismo e criador do programa “Fórmula de Lançamento”, que é baseado na geração de resultados, por meio da tomada de ação.
  • FLÁVIO AUGUSTO – empresário e escritor brasileiro, fundador da empresa Wise Up e proprietário do time de futebol Orlando City. Idealizador da plataforma de ensino meusucesso.com, voltada para empreendedores e empresários. São fornecidas aulas sobre negócios e inovação. Empreendedorismo e documentários cinematográficos de empresários de sucesso. Acessem. Vale a pena!
Outra dica bem legal é assistir o programa de TV “O Aprendiz”. Ele é transmitido pela Band e comandado por Roberto Justos. Acompanhem os episódios e outras temporadas no YouTube. Vejam também os episódios de “O Sócio”.
Essas foram minhas indicações para ajudar você empreendedor a guiar para continuar em busca do sucesso da sua empresa. Além dos mencionados neste texto, também existem vários outros métodos, empresas e pessoas especialistas no assunto que podem contribuir. Procure o que é melhor pra você e sua empresa. O importante é se abstrair de conhecimento e partir para ação. Depois é o planejamento é claro (risos).
Espero que tenham gostado das dicas e me coloco à disposição. Comentem aqui embaixo se os conteúdos estão sendo úteis e de valor pra você e se estão gostando. Deixe sua opinião e sugestão de tema.
Semana que vem falaremos sobre o “MEI”. Obrigada gente linda e até a próxima coluna. (Fotos: Reprodução).

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).