Foto: Jornal O Dia.
ITATIAIA

Atualizado às 12h05min.
Em tempo recorde, a defesa do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (MDB), conseguiu a liberdade depois de acusações de racismo. Após ter o primeiro habeas corpus negado, um novo pedido foi aceito pela Justiça. O chefe do Executivo foi preso em flagrante na terça-feira (17) por injúria racial e passou a noite atrás das grades. Uma funcionária da uma padaria de Resende, cidade vizinha, denunciou o político por, supostamente, a ter chamado de “neguinha”.
No pedido, a defesa do prefeito alegou que a prisão é “desnecessária”.  “É primário, portador de bons antecedentes, com atuação profissional lícita comprovada nos autos e com residência fixa há mais de 10 anos no mesmo endereço. Requer a concessão de medida liminar para que o paciente seja colocado imediatamente em liberdade ou que não seja formalizado o auto de prisão em flagrante”.
Juristas e advogados se manifestam nas redes sociais e aplicativos de mensagens surpresos pela velocidade do judiciário para conseguir, num plantão, pedidos de liberdade a favor do prefeito. A decisão do juiz Cherubin Helcias Schwartz Junior entendeu que não há risco à instrução criminal, a garantia da ordem pública ou para assegurar a aplicação da lei penal. “Isso porque, é fato público e notório que o paciente é portador de bons antecedentes, exerce atividade lícita, já que ocupa o cargo de Prefeito do Município de Itatiaia, e tem domicílio certo”.

Vai responder em liberdade

Apesar da liberdade, o prefeito terá de seguir algumas medidas cautelares como não frequentar a padaria onde ocorreu o crime, não manter contato com a vítima e as testemunhas, ter o passaporte recolhido e não sair de casa entre 20h e 6h e nos finais de semanas e feriados.
Em nova nota, publicada nesta quarta-feira (18), o prefeito reiterou não ter praticado qualquer ofensa contra quem quer que seja e seu posicionamento contrário a atos ou condutas racistas. “Sigo confiando na Justiça e pretendo, o quanto antes, retomar minhas atividades como prefeito de Itatiaia. Temos muito trabalho pela frente e disposição não nos falta para fazer Itatiaia avançar ainda mais”, disse.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).