BARRA MANSA

Atualizado às 08h52min.
Trinta e nove aves silvestres foram resgatadas de cativeiro na segunda-feira (17), em Barra Mansa, no Sul do Rio. A ação aconteceu após uma denúncia anônima. Os pássaros foram encontrados no bairro Vila Independência.
Ao todo foram resgatados 22 coleiros, seis tizius, quatro canários da terra, dois boiadeiros, um tié, um sanhaço, uma cogarrinha, um galinho da serra e um bigodinho. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Lorena (SP), onde passarão por readaptação antes de serem devolvidos à natureza.
A Fiscalização Ambiental do município informou que os animais estavam sendo criados irregularmente e sem autorização. O responsável pelas aves foi autuado por crime ambiental e vai responder em liberdade.
Manter animais silvestres em cativeiro, sem a devida licença ou autorização de órgão competente, é crime. Se houver resistência por parte do dono em entregar os animais, a multa pode variar de R$ 500 a R$5 mil por espécie. Caso alguém flagre animais silvestres em situações de risco em áreas urbanas e rurais de Barra Mansa deve entrar em contato com a Guarda Ambiental pelos telefones (24) 2106-3408 ou (24) 3029-9010.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:  
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).