Atualizado às 15h54min.

BARRA MANSA
Centenas de fiéis acompanharam na sexta-feira (19) santa, em Barra Mansa, no Sul do Rio, o sofrimento e a ressurreição de Cristo. Os espetáculos foram realizados no bairro Vista Alegre e no distrito de Rialto, emocionaram muita gente.
Na Vista Alegre, cerca de 80 jovens amadores voluntários da própria comunidade ensaiaram durante dois meses para o evento que foi realizado num percurso de 2 Km. Em Rialto, a história foi retratada por cerca de 150 atores amadores, também da própria comunidade. As cenas tiveram duração de aproximadamente quatro horas, com atos que abordaram desde a entrada de Cristo em Jerusalém até o seu renascimento.
O presidente da FCBM (Fundação Cultura Barra Mansa), Marcelo Bravo, acompanhou os dois eventos. Ele afirmou que essa é a maior manifestação cultural e religiosa popular do município e também a mais tradicional. “É feita na garra pela comunidade. A FCBM apoia cedendo estrutura, equipamentos e serviços, além do controle de tráfego e atendimento médico de emergência”, destacou.
Organizadores dos espetáculos disseram que o ápice das cenas é a ressurreição. “Não faria sentido encerrar encenação com a crucificação e morte de Cristo. O grande significado para os cristãos é a passagem da morte para vida nova”, disseram.
Moradora do bairro São Judas, na Região Leste, Regina Célia Gonçalves, 60 anos, disse que há mais de 10 anos acompanha a programação em Rialto. Ao lado do marido Afonso de Souza, 65 anos, ela disse que ainda se emociona muito. “É um momento em que paramos para pensar em todo o sofrimento vivido por Jesus para salvar a humanidade”, lembrou.
As adolescentes Michele de Oliveira, moradora da Colônia Santo Antônio, e Juliana Cunha Rodrigues, do bairro Perimetral, ambas de 12 anos, disseram da importância de acompanhar o evento.  “Vivemos focadas nas redes sociais e muitas vezes não nos damos conta da vida religiosa e espiritual”. (Fotos: Chico de Assis).