<
Atualizado às 20h18min.

VOLTA REDONDA
O Painel da Transparência de Volta Redonda foi inaugurado oficialmente na terça-feira (29), na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. Segundo o governo, o equipamento é uma ferramenta de fiscalização do poder público pela sociedade.  O painel está em teste desde outubro passado e agora vai mostrar todas as atividades da gestão e prestar contas. Além de ilustrar toda a arrecadação municipal.
De acordo com o secretário de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, a gestão deve incentivar a transparência do município. “A transparência dentro da máquina pública inibe a corrupção. E a gestão está trabalhando e incentivando a política pensando nessa aproximação da população em tornar o controle social mais efetivo. É dever da prefeitura dar informações aos cidadãos. É dever de cidadania acompanhar e fiscalizar a execução de ações”, afirmou.
A cidade de Volta Redonda, de acordo com uma recente análise realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), ficou em segundo lugar do estado do Rio, no ranking da Escola Brasil – Avaliação 360º, e entre as 80 cidades do país mais transparentes. Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). A avaliação contempla não só a transparência passiva e ativa (publicação de informações na internet).
“Além dos dados e os serviços oferecidos pela prefeitura, o painel serve como um controle para que o cidadão saiba onde estamos investindo o dinheiro público. É muito importante estar inaugurando esse painel em praça pública e com a presença da população. Enquanto alguns burlam a lei de transparência, nós assumimos o compromisso de estar sempre prestando contas. Criamos uma área de controle exatamente para tornar a máquina pública mais transparente. Queremos assumir o primeiro lugar do estado como a cidade com mais transparência”, desejou o prefeito Samuca Silva, durante discurso inaugural.