<
Atualizado às 20h08min.

ANDRÉA GOMES
Todo ano esperamos para que o próximo seja melhor que o anterior. O problema é que sempre tem alguns erros que sempre acontecem? Neste texto vou dar algumas dicas que acredito possam te ajudar a ter uma boa festa.

Em locais comerciais

O Google hoje facilita muito nossas vidas. Quando receber o convite, faça uma pesquisa para ver o melhor acesso ao local e não ficar perdido. Se for um local mais descontraído, não vá de salto e roupa formal.
Se o convite for somente para você, não fique solicitando ao anfitrião para levar convidados. Todos podem estar fazendo o mesmo e vamos combinar, estas solicitações geram um certo constrangimento.
Ao chegar ao local cumprimente a todos. Não exagere na bebida, afinal, a festa irá acabar e você irá rever a maior parte das pessoas que estiveram lá. Se houver clima, se a pessoa quiser e rolar um “Afer” não exagere na pegação e lembre-se não é não.
Tenha uma echarpe na bolsa, dinheiro para o táxi ou Uber, celular com bateria cheia. Ah, a convivência no banheiro, lembre-se, ele precisará estar usável até o final da festa.
Vale não desperdiçar comida. E se for passar mal, procure ter ao lado uma pessoa que realmente possa te ajudar. E aí é só curtir a festa e encerrá-la com gosto de quero mais.

Na casa dos amigos

Veja se o amigo precisa de ajuda com as finalizações da festa. Confirme o endereço e o horário de chegada. Leve um mimo para o anfitrião da casa. Não acesse a área íntima da casa sem ser convidado.
Se a festa não for para virar a noite, fique atento para não virar abóbora e caia fora antes que o encanto acabe. Mesmo que haja insistência.
Vale não ir com roupa curtíssima e transparente, mesmo que o anfitrião diga que não se importa e que cada um se vista com o que quiser. Nada de ficar pedindo um pedaço para viagem.
Curta o melhor da festa e seja o mais agradável que puder. Como diz Danusa Leão, em seu livro “Na sala com Danusa”, “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.

Na sua casa

Receber pessoas queridas em casa é maravilhoso. As pessoas precisam se sentir à vontade e acolhidas. Alguns cuidados para receber em casa:
Comece a organizar tudo com muita antecedência. Esteja pronta quando os convidados chegarem. Faça um receptivo impecável e acolhedor.
Retire todos os objetos pessoais do banheiro e monte um kit com, lenço umedecido, absorvente, enxaguante bucal, fio dental, dê preferência a toalha de papel no lugar de toalha de rosto, sabonete líquido, curativo.
Se for receber convidados para dormir, deixe tudo pronto para que o convidado não precise ficar perguntando “onde está? Onde você guarda? Você pode me emprestar”?
Para o banheiro ficar cheiroso todo o tempo, coloque um pouquinho de essência favorita na parte de dentro do rolo de papel.
Se você gosta que todos os convidados levem um pouco da festa para casa, opte por comprar embalagens descartáveis destas que vende em casa de produtos de festas e ao final distribua para todos. Se houver hóspedes para o dia seguinte, pule da cama antes deles e prepare aquele café da manhã caprichado como agradecimento.

As crianças

Sempre são a atração da festa, mas criança cansa. Então, por melhor que esteja a festa, percebeu que a criança está cansada se afaste um pouco e renove as energias do pequenino.
Ficar incentivando a criança a falar por mais bonitinho, engraçado e tentador que seja, pode causar estresse na criança e todo seu esforço vai embora junto com choro e a irritação. Leve frauda suficiente, mamadeira, brinquedinho e lembre- se o filho é seu.
Se houver alguma comida ou bebida que a criança não possa ingerir peça a pessoa responsável ou o anfitrião para comunicar.
As festas de final de ano, é um momento de reflexão sobre o que passou, análise como você cresceu como pessoa e cidadão e desfrute disso.
Boas festas, feliz Natal e um prospero ano novo.
Foto: Ilustrativa.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).