Atualizado às 12h10min.

VOLTA REDONDA
Morreu os 73 anos, na manhã desta sexta-feira (27) o deputado Estadual e ex-prefeito de Barra do Piraí-RJ, José Luiz Anchite. Ele estava internado, há uma semana, no Hospital da Unimed, em Volta Redonda-RJ, por conta de complicações ocasionadas pelo diabetes. Ele deixa mulher e duas filhas.
A causa da morte ainda não foi informada. O sepultamento será no Cemitério Municipal Santa Rosa, em Barra do Piraí-RJ. Anchite estava deputado estadual e disputaria a reeleição em outubro deste ano. Ele foi prefeito de Barra do Piraí-RJ por dois mandatos, de 2005 a 2008 e 2009 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual pelo PP.
Descendente de libaneses imigrantes, ele era formado em economia. Iniciou a carreira de gestor na extinta fábrica CIP (Companhia Industrial de Papel Pirahy), em Santanésia, distrito do município de Piraí-RJ. Foi gestor de empresas em São Paulo até voltar para cidade natal, em 1980, por conta de um problema de saúde do pai. Gerenciou e foi sócio na distribuidora Brahma até 1993, quando assumiu a vice-prefeitura da cidade, com Heitor Favieri Filho. Chegou a se candidatar a deputado em 1998, sendo o mais votado, mas não conseguiu a vaga na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
Candidato a prefeito três vezes, foi eleito na terceira, em 2004. Reeleito em 2008 com a votação histórica de quase 65% dos votos válidos (62,2%). Em 2014 entrou na Alerj pelo Partido Progressista (PP) a deputado por Barra do Piraí. Foi secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca de Pezão, por 15 meses e volta a ser deputado em 2016. Se destacou como um dos melhores prefeitos do país. Barra do Piraí ficou entre as cinco melhores cidades do estado e entre as 100 do país em gestão fiscal pelo Firjan.