EXCLUSIVO 


VOLTA REDONDA

Atualizado às 22h.
Moradores do bairro Jardim Provence I passaram momentos de tensão e medo durante o domingo (17), em Volta Redonda, no Sul do Rio. Isso graças a um incêndio de grandes proporções em uma mata ciliar, às margens de um riacho que corta o bairro. O fogo queimou uma grande área de vegetação que passa por vários bairros da cidade, durante toda tarde. No local ainda passa uma tubulação de gasoduto da Transpetro e o risco de explosão foi outra preocupação dos moradores.
No bairro, um dos mais nobres da cidade, onde moram juízes, médicos, advogados e grandes empresários da cidade. Muitos ligaram para o nosso portal pedindo ajuda para acionar os Bombeiros. As ligações começaram por volta das 14h30 de domingo. Nossa equipe fez contato com um major dos Bombeiros, por volta das 17h, Em seguida, a fonte dos bombeiros disse que as equipes estavam a caminho. Porém, os homens estavam no bairro vizinho, Jd. Provence II, que também estava sendo atingido por fogo em vegetação.
– Nós ligamos a tarde toda. Os Bombeiros de Volta Redonda pediram auxílio para Barra Mansa. Eles chegaram aqui e disseram que não tinha mangueira suficiente para chegar até o local e conter o fogo. Depois de insistir muito e mobilizar um monte de moradores para pressionar o comandante, ele confessou que não tinha carro pipa, naquele momento disponível, para combater o fogo. Como um bairro é aprovado sem ter um hidrante – questiona uma moradora que preferiu não se identificar.
Moradores combater com as próprias mãos o fogo
Moradores improvisaram mangueiras caseiras para combater o fogo na mata ciliar atingida pelo fogo. (Foto: Redes Sociais).
Com medo, os moradores se uniram a dois bombeiros que ficaram no local para tentar conter as chamas. Mangueiras improvisadas foram esticadas por vizinhos para tentar molhar o local e impedir que o fogo chegasse até as residências. Após molhar a vegetação na margem do rio, eles conseguiram evitar que as chamas chegassem mais perto das casas.
– Se não fossem os moradores algo bem pior poderia ter acontecido. São mais de 25 espécies de animais catalogadas que vivem aqui. Muitos morreram nesse incêndio. Estamos em época de choca dos pássaros e outros animais. A época é de pássaros os ninhos estão cheios de ovos e filhotes que não escapam do fogo. Assim como cobras, cotias, coelhos, entre outros que não consegue fugir. Perdemos muitos nesse fogo. Uma perda irreparável. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) corre uma ação na Justiça para responsabilizar e punir quem polui esse riacho e degrada essa área. Espero que eles possam também responsabilizar quem cometeu mais essa atrocidade contra o meio ambiente. Inclusive pela omissão das forças de segurança em tentar amenizar os impactos negativos desse fogo todo – disse outro morador do Provence.
Não conseguimos contato ainda com o comando do 22ª Grupamento de Bombeiros Militar, responsável pelo atendimento em Volta Redonda. Na segunda-feira (18), tentaremos contato com o comando estadual dos Bombeiros para saber por que a maior cidade do sul do Rio não tem mais equipes par atuar em ocasiões como essa. “Não é possível que pagamos todo ano essa taxa de bombeiro para quando precisamos sermos atendidos assim. É lamentável!. Uma perda incontável e sem falar que se não fôssemos nos juntar para conter o incêndio, temo que algo pior poderia ter ocorrido – desabafou uma outra moradora que mora nas margens do riacho.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por opiniões de leitores na matéria).

2 COMENTÁRIOS

  1. Sem contar o mal pra saúde em respirarmos essa fumaça dentro de nossas casas, causando piora considerável no sistema respiratório,além de ter cinzas de mato queimado também prejudicando nossa saúde.

  2. Os bombeiros deveriam ter dirigíveis para combater estes tipos de incêndio , existem dirigíveis de dez toneladas de carga, airlander 10 , servem para todo tipo de resgate, içar lajes , resgatar pessoas ilhadas com mais segurança e mais barato que os helicopteros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Deixe seu nome aqui