Atualizado às 16h30min. 

BARRA MANSA 
Apesar de não estar entre as principais datas comerciais, o Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – vem ganhando cada vez mais força nas lojas e se consolidando no mercado. Cada vez mais ativos e presentes no dia a dia dos netos, os avós, assim como os pais, têm papel fundamental nas famílias, portanto, merecem um dia inteiro dedicado a eles. A escolha do dia acontece em função da comemoração do Dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Cabe destacar que, segundo o IBGE, o número de idosos cresceu 18% em cinco anos, chegando a 30,2 milhões em 2017. Portanto, a celebração se faz importante e uma grande oportunidade para dar atenção a este público e retribuir tamanha dedicação e carinho.
De acordo com o presidente da CDL de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto, é possível notar, a cada ano, um aumento na procura por presentes nesta data. Entre os mimos mais comuns, estão os vestuários e perfumaria. A CDL orienta seus associados a se preparar para a data, investindo em estratégias, promoções e, principalmente, divulgação.
– Assim, aos poucos, o Dia dos Avós vai ganhando espaço no rol das ocasiões que movimentam o comércio e os lojistas que se preparam para a data têm boas chances de alavancar as vendas no mês – pontuou o presidente.
A empresária Gracinha Marcelino confirma que esta tem sido uma semana boa e acredita que o lojista possa e deva investir mais nessa data. Para ela, as avós de hoje, além de queridas, trabalham e ajudam as famílias até mesmo nos cuidados e na educação dos netos.
– Elas são presenteadas pelo amor e pela gratidão. Em minha loja vêm filhos e netinhos a procura de algo que possa agradar a avó. Vemos um apelo muito carinhoso e de agradecimento mesmo – destaca Gracinha, lojista no segmento de moda feminina, acrescentando que espera uma semana diferente com melhora para venda voltada para esse público.
Aí vão algumas dicas para os lojistas atraírem mais clientes nessa data.
Divulgue – Como a data ainda está em crescimento, aproveite a ocasião para lembrar seus clientes e incentivá-los a presentear. Use e abuse das redes sociais;
Decore – Para despertar a intenção de compra, montar uma boa vitrine e decorar a loja pode ser uma boa aposta para movimentar o estabelecimento;
Inove – Varie nos produtos, opte pela criatividade e crie boas estratégias de venda para atrair novos consumidores e fidelizar os mais antigos.