A quarta edição da Bienal do Livro de Volta Redonda, o evento traz o tema Periferia Conectada. Esta edição será 100% virtual, por uma plataforma digital. A IV Bienal do Livro VR acontece entre os dias 04 e 07 de novembro.
A realização é do Instituto Dagaz em parceria com o Ministério da Cidadania e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa. As programações são gratuitas e atendem a pessoas de todas as idades.
De acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, o objetivo da bienal é oportunizar o acesso gratuito do público à arte, promover o encontro entre os autores e leitores, além de proporcionar mais visibilidade para artistas regionais, palestrantes e expositores.
– Nesta quarta edição, o evento passa a ser virtual, por meio uma plataforma, atendendo a Legislação devido ao COVID 19. O novo formato, possibilita a participação do público de todo o mundo, o que significa mais visibilidade para os artistas e expositores – disse Marinez, acrescentando que com o tema ‘Periferia Conect@da’ o foco será destacar o potencial da arte nascida na periferia e, sobretudo, colocar o jovem na posição de protagonista no âmbito cultural.
Durante os quatro dias de evento o público terá acesso a uma programação diversificada, voltada para todas as idades. Dentre atrações que estão sendo confirmadas estão: As matriarcas do Samba (música), Circo do Macaco Prego (Teatro Musical) e Bia Bedran (História Cantada). Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Dos artistas da região Sul Fluminense, já estão confirmados, o Raper Thiago Elninõ, Grupo As Sublimes, a cantora Daiane Landim, entre outros grandes nomes.
A IV bienal do Livro contará com a seguinte estrutura com estandes destinado aos editores, lojistas e coletivos de literatura e poesia exporem e comercializarem seus produtos. Contará com estande virtual, divididos em setores de afinidade: Literatura Infanto-Juvenil, Adulto, Livros Técnicos, Autoajuda e Religião, além dos livros didáticos e espaços para sebos, novos talentos e jornaleiros.
Sala Sarau – destinado às atividades afins, oferece acesso à área para apresentações de recitais de poesia.
Sala Cinema CINECLUBE DAGAZ -Espaço para projeções de vídeos e filmes que promovam o fomento de ideias, novas visões e leituras de mundo através de diálogos que unam o conhecimento científico com o saber popular.
Sala Contação de História- Espaço destinado à Contação de Histórias, onde diversos contadores de toda a região realizarão, levando para crianças, o universo fantástico dos livros e contos infantis.
Novidade: Espaço Gastronomia Cultural – Área destinada a venda de pratos e aperitivos especiais, vídeos de chefes com receitas renomadas e bate papo gastronômico.
Palco Principal – Espaço destinado para palestras e apresentações diversas com convidados especiais com abertura de show virtual da Bia Bedran.
Sala de palestras – Espaço destinado a autores e convidados renomados palestrando sobre temas relevantes dentro do tema da Bienal.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PARTICIPAÇÃO DE AUTORES E EDITORAS
As inscrições para a participação de autores e editoras, para as salas virtuais estão abertas até o dia 15 de outubro. Assim como para lojistas, instituições de educação e cultura e novos talentos locais e regionais que queiram participar com a mostra e comercialização de produtos por meio dos estandes virtuais.
A participação é gratuita e além dos quatro dias de evento, os estandes funcionarão na plataforma pelo período de um ano.
Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).
BARRA MANSA
Atualizado às 21h59min.
Pedro Henrique de Souza, de 28 anos, morreu na Santa Casa de Misericórdia, depois de sofrer um atentado a tiros na...
VOLTA REDONDA
Atualizado às 21h19min.
Um homem, ainda não identificado, está grave no Hospital São João Batista após cair de uma obra, em Volta Redonda, no...