Indústria tem recuperação de empregos no fim de 2020
Foto: Vinicius Magalhães/Firjan.
<
TRÊS RIOS

Atualizado às 18h36min.
Em novembro foram criadas 143 novas vagas de emprego na indústria no Centro Sul do Rio. Levantamento da Firjan, que aponta o desempenho de todos os setores, pode ser consultado em http://www.firjan.com.br/retratosregionais.
A criação das novas vagas de trabalho em novembro fez com que a indústria da região de Três Rios e entorno, se recuperasse em números de empregos perdidos nos meses mais afetados pela pandemia da Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia. O setor perdeu 584 vagas entre março e junho e recuperou 720 entre julho e novembro.
A análise do setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, construção e os serviços industriais de utilidade pública, mostra que o setor manteve desempenho positivo em novembro e registrou o sexto mês consecutivo de contratações. Os segmentos que mais se destacaram foram a construção civil (+49); manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+24); produtos de metal (+15); produtos de papel (+15); e produtos de borracha e material plástico (+14).
Todos os municípios que compõe o Centro-Sul Fluminense registraram saldo positivo no setor industrial: Três Rios (+65), Areal (+23) e Paraíba do Sul (+23) foram os destaques.
Com 200 vagas criadas em novembro, o comércio também recuperou todos os postos de trabalho perdidos entre março e julho. Já o setor de serviços, apesar de ter aberto 60 novas vagas no mês, segue acumulando resultados negativos.

Análise Regional

Em novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. O resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (5.230).
Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A Capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas, seguida pela Baixada (+5.721), Leste Fluminense (+5.302) e Sul (+2.628).
Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).