Atualizado às 08h41min.

RIO DE JANEIRO
Acabou as vitorias nos postos do Detran-RJ e o afastamento dos PMs das blitzes, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio, começa nessa segunda-feira (08) o novo modelo de fiscalização de veículos no estado. Batizada de ‘Operação Detran Seguro’, as vistorias itinerantes contarão com filmagens e testes do bafômetro. As abordagens serão gravadas e transmitidas em tempo real e ao vivo.
Uma câmera especial servirá para ler as placas dos carros, apontando se o motorista teve a habilitação suspensa ou até se o veículo é roubado. A nova operação acontecerá em três endereços surpresa, diariamente, segundo o presidente do órgão, Luiz Carlos das Neves. “O objetivo é a conscientização”, defendeu.  Ele anunciou também que os leilões de carros abandonados, paralisados há quatro anos, acontecerão este mês.
Na fase inicial serão três ações por dia — duas na Região Metropolitana e uma no interior. Cada agente contará com sua câmera, que transmitirá toda a gravação para nossa central de monitoramento, montada na sede do Detran. Além delas, o Detran-RJ vai trabalhar com as OCR, as câmeras inteligentes que realizam leituras das placas, fornecendo informações se o veículo é roubado e se o proprietário está com a carteira de habilitação em dia. Com elas, vamos abordar apenas os veículos nos quais forem detectadas irregularidades. Também vamos abordar os veículos que, mesmo estando regulares com documentação, estão em péssimo estado de conservação, com pneus carecas. Também teremos verificação de emissão de gases, no caso dos veículos que derem indícios de que estão poluindo, informou o presidente.
Quem for parado pela operação terá o carro avaliado nos seguintes quesitos: pneus, lataria, vidros, películas, placas de identificação, farol, comandos de seta e emissão dos gases poluentes. Os condutores que forem abordados pelos agentes do Detran Seguro deverão apresentar a CNH dentro da validade e o CRLV atual. (Foto: Arquivo / Divulgação).

1 COMENTÁRIO

  1. Haja saco pra mais essa ação estressante para os motoristas.
    Acaba uma pertubação para donos de veículos, e já vem outra pra perturbar mais ainda.
    É o Rio sendo Rio !
    Só neste estado mesmo.

Comments are closed.