<
Atualizado às 16h37min.

VOLTA REDONDA
A equipe de fanfarra do Colégio Estadual Glória Roussin, de Volta Redonda/RJ, no sul do Rio, conquistou, no último domingo (30) o título estadual de melhor banda de fanfarra. O campeonato aconteceu em São Gonçalo, região metropolitana no Rio. Esse foi o quarto título estadual conquistado pela equipe.
Desta vez eles concorreram na categoria Sênior, que é a que podem concorrer escolas, amadores e profissionais. Eles ainda venceram a disputa no geral. Esse é o segundo título consecutivo no estadual de fanfarras.
A fanfarra existe há 20 anos. Hoje são 55 integrantes. Todos alunos da escola. O maestro é Anderson Gonçalves Santos, que passou a ser o presidente do Núcleo Brasileiro de Bandas de Fanfarra (NBBF). Com pouco apoio, ele ainda encontra motivos para continuar o trabalho.
– É muito difícil manter o trabalho com o pouco apoio que temos. A diretora da escola nos dá o suporte que ela pode fornecer. Agora podemos, ainda este ano disputar o nacional, que vai ser em Sergipe. Não devemos ir por conta de não ter transporte, estadia e alimentação para todos. Sentimos que podemos ser campeões nacionais, mas sem apoio financeiro fica quase impossível – lamentou Anderson.
A prefeitura foi quem ajudou com o transporte da banda para o campeonato em São Gonçalo. “Quero agradecer o prefeito Samuca que teve a sensibilidade de dos ceder um ônibus para levar os alunos até o estadual. Sem isso não conseguiríamos trazer o título”, agradeceu.
O trabalho é feito, praticamente, de forma voluntária. “Agora dia 14 de outubro vamos para uma apresentação em Engenheiro Passos, distrito de Itatiaia. A escola conseguiu um ônibus. Dependemos desses apoios para conseguir competir e nos apresentar”, frisou Anderson.