Foto: GERALDO GONÇALVES.
VOLTA REDONDA

Atualizado às 13h24min.
 A prefeitura de Volta Redonda baixou, na sexta-feira (21), um decreto reajustando o valor das passagens nos municípios para R$ 4,20 a partir desse domingo (23). A prefeitura de Barra Mansa publicou reajustando a tarifa para R$ 4,40 a partir de 28 de maio. A medida foi tomada depois de quase quatro anos sem reajuste em Volta Redonda. Em Barra Mansa o aumento não acontecia há cinco anos, por causa da licitação do transporte coletivo, em 2016. Em média, o reajuste foi de 12% nas duas cidades.
O setor de transporte coletivo, representado pelo SindPass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Sul Fluminense), apresentou dados esclarecendo que a receita das passagens estava sendo insuficiente para o equilíbrio econômico-financeiro das empresas.
A redução na quantidade de passageiros, por causa da pandemia de Covid-19, acabou por agravar um problema que já existia devido aos aumentos acima do esperado nos preços do óleo diesel e outros insumos. O caso atingiu proporções nacionais, tanto que mais de cem prefeitos participantes da 80ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada de forma virtual na quinta-feira (20), aprovaram uma ampla mobilização nacional dos gestores municipais em favor da reestruturação dos atuais serviços de Transporte Público Urbano.
Na região, o SindPass, havia alertado várias vezes que o desequilíbrio entre receitas e despesas poderia levar o sistema de transporte público ao colapso, tanto que houve atraso e pagamento parcelado de salários dos rodoviários. Foi, no entanto, o que levou os profissionais do setor a se mobilizarem para paralisar os serviços.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).