<
BARRA MANSA

Atualizado às 12h31min.
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (DEM), estabeleceu no domingo (18), um novo decreto sobre restrições temporárias para o enfrentamento do Covid-19 no município. O decreto 10.228 prorroga os termos do documento anterior, tendo como fundamento o acordo celebrado entre o município e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Além dos relatórios epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde entregue a Justiça.
Os estabelecimentos comerciais seguem funcionando de segunda a sexta-feira de 10h às 18h e aos sábados de 9h às 13h. Exceto supermercados, farmácias, drogarias, padarias e atividades essenciais. Os bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres está permitido até às 21h durante todos os dias da semana. Após esses horários, os atendimentos devem ocorrer em sistema de delivery, drive-thru ou TakeAway (Pegue e Leve).
Quem desrespeitar os horários terá o estabelecimento autuado e fechado por 15 dias. Os casos de reincidência terão o alvará de funcionamento cassado, conforme os termos da Lei Complementar 057/09, sem prejuízo das multas previstas na legislação municipal.
Os bares e afins precisam seguir outras determinações, como a utilização de 50% das mesas e aqueles com capacidade para mais de 40 pessoas, deverão submeter todos os presentes a verificação de temperatura na entrada. Quem estiver febril não pode entrar. Além disso, segue proibida a permanência de clientes em pé e a utilização de pista de dança dentro dos estabelecimentos.
Todo o comércio deve disponibilizar aos consumidores álcool 70º, preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, sendo obrigatório aos proprietários, funcionários ou colaboradores manter o uso de máscaras faciais.
As casas de festas infantis e espaços de recreação infantil poderão funcionar até às 21:00 horas durante todos os dias da semana, observados os protocolos sanitários, enquanto os clubes sociais somente poderão ofertar a prática de esportes individuais.
As academias e estabelecimentos de prática de atividades físicas poderão funcionar de segunda-feira a sábado, no período de 5h às 22h, com até 50% da capacidade de ocupação, distanciamento de 1,5 metro entre os usuários e agendamento prévio.
As aulas na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (19). O atendimento ao público na Prefeitura e demais repartições públicas municipais retornaram na última semana.
A permanência de pessoas em praças e espaços públicos continua proibida. A fiscalização das restrições impostas pelo decreto será realizada pela Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização Fazendária, Procon e demais fiscais municipais.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).