Atualizado às 09h30min.

ANDRÉA GOMES
Não tem jeito. Todo pai ou mãe passa pelo período de férias escolares. Todo mundo em casa, mais comida, menos arrumação e, claro, a mudança de rotina trás coisas boas e ruins. Por isso pensamos a coluna informativa com dicas que podem ajudar a superar esse momento com mais satisfação que surpresas.
Então, vamos a alguns mandamentos:
– Ter hora para acordar e dormir, permite que você consiga programar o seu dia. Então, é férias? Sim, mas todos precisam descansar e repor as energias.
– Filho educado, prestativo, gentil, querido, dá trabalho. Todos os dias. Crie bons hábitos. Acredite, não vem das grandes decisões, mas sim, das pequenas decisões. Então, tenha coragem de dizer não quando precisa, ensine, comece cedo e verá a recompensa quando desmaiar de felicidade e surpresas boas.
– Não valorize os erros, nem os justifique.
– Forçar a criança a fazer “gracinhas” irá deixá-la irritada ( as crianças do nosso tempo, faziam isso de bom grado).
– Ensine os pequenos a cuidar da bagunça que fazem. O copo, na cozinha ( se tiver altura para ir a pia, o copo é lavado). O jogo que terminou de usar é no lugar onde tirou. Balas e papeis de biscoito na lixeira. A lista é imensa! Use a imaginação para não instalar o caos onde quer que seja.
– Faça as refeições na hora certa, sentados a mesa, com as mãos limpas e penteados.
– Elevador social, todos mudos, estáticos.
Lembre-se, eles crescerão e se tornarão adultos que irão ter histórias para contar. Então, que sejam histórias que outros adultos gostarão de ouvir. Uma boa semana a todos e aproveitem as férias. Elas passam rápido e nunca mais voltaram. Até semana que vem. Um bjo a todos.
Foto: Ilustrativa.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).