Cemitérios de VR e BM recebem visitantes com medidas contra a Covid-19
Fotos: Felipe Carvalho / Chico de Assis.
VOLTA REDONDA

Atualizado às 22h07min.
As medidas de restrição e prevenção contra o novo coronavírus para visitação aos cemitérios em duas cidades do Sul do Rio esvaziaram o dia de homenagens. Quem esteve no Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, no Retiro, teve que seguir medidas estabelecidas pela prefeitura de Volta Redonda. Na entrada, todos foram orientadas por guardas municipais e outros profissionais da prefeitura, sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento mínimo.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Vinicius Ramos, as recomendações sobre controle de público partiu do Ministério Público. Foi proibido qualquer tipo de comércio e cultos religiosos no local. Para evitar aglomeração e contaminação cruzada não foram disponibilizados banheiros químicos e bebedouros. No feriado de Finados, todos os velórios foram realizados na Capela Mortuária Municipal, no Aterrado.
– Não podemos impedir que as pessoas visitem os túmulos de entes queridos. Mas, para garantir a segurança de todos, a prefeitura, junto com o Ministério Público, preparou esse protocolo especial de prevenção ao novo coronavírus – explicou o secretário.
Uma viatura da Guarda Municipal e uma ambulância ficaram de plantão no cemitério. Além disso, membros do Conselho Tutelar também fizeram plantão no local.
Na vizinha Barra Mansa, o Dia de Finados (2) foi igual no Cemitério Municipal de Barra Mansa. Na entrada, os visitantes tiveram a temperatura medida e álcool gel foi disponibilizado para higienização das mãos. Na parte da manhã, foi priorizada a visita para idosos com mais de 60 anos. Pessoas acompanhadas de menores de idade foram orientadas a deixar os pequenos com uma equipe da Assistência Social.
Os visitantes foram orientados a permanecer aproximadamente por 20 minutos no cemitério, além de contarem com o fornecimento de água e uma ambulância para atendimento de emergência. Diferente dos outros anos, não houve celebrações religiosas.
A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, disse que o movimento tranquilo se deve a extensão nos dias de visita. “Nós orientamos que as pessoas viessem antes, evitando aglomerações no Dia de Finados. Então, desde sexta-feira estamos recebendo as pessoas aqui. Não tivemos um pico de visitação. Os visitantes respeitaram as medidas, inclusive o horário preferencial para os idosos”, explicou.
O preparo do cemitério e a aplicação das medidas de segurança contaram com o apoio das secretarias de Saúde e Ordem Pública, como também do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Guarda Municipal.
Barra mansa dividiu os dias de visita e homenagens no cemitério municipal
Barra mansa dividiu os dias de visita e homenagens no cemitério municipal e não teve pico de visitantes nesse finados.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).