Atualizado às 14h30min.

VOLTA REDONDA
A Câmara Municipal de Volta Redonda homenageou, em sessão solene, na noite de quarta-feira (13) aos profissionais da radiologia. A sessão acontece pelo segundo ano consecutivo. A homenagem foi instituída a partir de um pedido do vereador Paulinho do Raio-X (MDB).
Ao todo foram homenageados 19 profissionais. Nos intervalos, grupo AGNUS, da Igreja Casa de Oração de Volta Redonda, abrilhantou com músicas que emocionaram o público presente.
Além de uma moção de aplausos pelo trabalho prestado, a José Luiz da Silva, o “Luizão”, que é coordenador de enfermagem do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) na cidade. Ele e a equipe foram muito aplaudidos na entrega.
– É um prazer receber uma homenagem pelo nosso trabalho prestado. Todos ficaram felizes e principalmente o que já passamos. O Samu ainda é um bebê e está aprendendo a andar. Somos o componente da rede e uma ferramenta dentre tantas outras. Sem esse trabalho faríamos falta na questão da assistência – afirmou Luizão.
Luizão recebe a homenagem do vereador ao trabalho prestado pelo Samu.
A cerimônia ainda contou com a presença do presidente do Conselho de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares de Radiologia do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Carlos de Souza Costa. Segundo ele, a profissão tem conquistado vários avanços para categoria.
– Essa homenagem é fundamental para que todos conheçam a profissão e a importância da categoria para sociedade. Todos lembrados sempre guardam a homenagem com carinho. E ainda lembra que não é apenas raio-x, mas também rádio diagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, radiologia industrial e radiozootopia – lembrou o presidente.
Homenageada, Andréa Canuto, empresária do ramo da radiologia, trabalhou no setor público por 11 anos. Ela revela que pensou em desistir da profissão por dificuldades. Porém, ela confessa que não tem preço a sensação de saber que o trabalho ajuda salvar alguém.
– É gratificante demais fazer uma imagem de um paciente e poder ajudar o médico a cuidar e até salvar alguém. Isso não tem preço. E o principal é atender a todos com carinho e respeito. Isso muda a vida do paciente. Creio que estou aqui porque sempre cuidei das pessoas e até hoje continuo nessa missão – contou Andréa.
O marido, Andréa e o vereador Paulinho do Raio-X durante a entrega das homenagens.
Outro que estava emocionado durante as homenagens foi o radiologista com mais de 40 anos de experiência, o doutor Octávio Vilela, aos 74 nos de vida. Foram centenas de plantões e viveu a evolução dos métodos de imagem. Para ele é um privilégio estar entre os homenageados.
– O melhor reconhecimento é entender que fizemos as coisas corretas. As pessoas entenderam que sou um ser humano correto e merecia essa lembrança. Sempre fui muito exigente para trazer o melhor para pessoas. Me orgulho de fazer tudo com seriedade. E fico feliz de poder ter ajudado muitas pessoas. Me sinto satisfeito de ter podido ajudar a sociedade – falou emocionado.
Para o vereador Paulinho do Raio-X a noite de homenagens traz a tona a importância do profissional de radiologia para com a sociedade.
– Tenho certeza que essa profissão é uma das mais importantes quando se falar em salvar vidas e cuidar da saúde das pessoas. Não medi esforços para conseguir aprovação desse momento a eles. Sou profissional da área e sei o quanto eles enfrentam para desempenhar um bom papel. Fico feliz sempre que realizamos esta solenidade aqui na Câmara. Espero que muitos entendam o quanto é importante o trabalho desses profissionais para o diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde, antes ou depois. Acredito que todos ficaram lisonjeados e saem daqui mais animados para servir a sociedade – finalizou o parlamentar.
Fotos: Jean Alves.

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).