<

Atualizado às 13h59min.


VOLTA REDONDA

A Câmara Municipal de Volta Redonda homenageou, na noite de quarta-feira (22), 32 advogados e jurista pelo Dia do Advogado, instituído na atual legislatura, por um projeto de lei do vereador Rodrigo Furado (PTC). Os destaques indicados pelos parlamentares receberam o diploma Dr. Fuede Namem Cury, homenagem póstuma ao advogado e ex-vereador por quatro mandatos no Legislativo do município.

A homenagem foi votada e aprovada em fevereiro deste ano na Casa. Também foi criado, além da homenagem, o “Dia Municipal do Advogado”, comemorado no dia 11 de agosto. Rodrigo, que também é advogado, falou sobre a importância desse profissional na manutenção e no direito da proteção dos direitos do cidadão, na promoção da Justiça.

– Analisando minha trajetória vejo como todos os colegas enfrentam no dia a dia as dificuldades da profissão e as alegrias. Não me vejo atuando em outra área na vida que não fosse na advocacia. Comecei antes mesmo de me formar com advogado. Parabenizo a todos e me emociono ao ter aqui do lado alguém que me deu a primeira oportunidade, o doutor Etori Dalboni. Com ele aprendi muito e consegui entender que sem a advocacia não há justiça e sem justiça não há democracia – frisou.

Os irmãos Etori e Pedro Dalboni conversaram com a nossa equipe sobre a importância da homenagem e o valor que o advogado tem para sociedade. Etori ainda advogada, foi três vezes vereador e juiz de direito. Ele comemorou que foi dado o nome do amigo Fuede e lamentou ter falecido tão jovem. “Fico muito feliz de estar aqui sendo lembrado e receber uma homenagem com o nome do meu amigo Fuede. Companheiro de longa data”, afirmou.

(EXCLUSIVA – SFO)

O irmão Pedro discursou em nome dos homenageados e fez um breve histórico da advocacia no Brasil. “Muita emoção de estar representando os colegas aqui nessa noite. Pautamos nossa atuação na ética e é desta forma que vamos colaborar para mudança do nosso país”, afirmou.

Pedro declarou que é pré-candidato à presidência da OAB de Volta Redonda. Depois de ser vice de 2013 a 2015 e diretor da ESA (Escola Superior de Advocacia). Ela se diz “preparado”. “Temos que ter um trabalho para coletividade e não na individualidade. Esse é o mote que pretendemos a frente a Ordem. Nossa vice será a doutora Ana Paula Horta, que conhece bem a instituição, já foi conselheira e pode somar muito a nossa diretoria”, destacou.

As mulheres foram representadas na homenagem. Grazielle Trepim Granato, especialista previdenciária é uma das representantes femininas. Ela garante que não seria outra profissional senão advogada. “Nasci para ser advogada. Estamos tentando resgatar o orgulho de ser advogada. O que tem se perdido ao longo do tempo. Muitos querem fazer direito para ser promotor, juiz… E nós temos que ser um instrumento de Justiça para sociedade. Me sinto representando essa essência”, destacou.

Outra mulher na advocacia, Pabline Venezia, especialista criminal, homenageada pelo vereador Fábio Buchecha (PTB), destacou que instituída a homenagem e o dia na Câmara representa muito para classe.

– Gostei muito da criação do dia dos Advogados. A classe no Rio de Janeiro está muito desvalorizada no estado. Diferente de outros estados que atuo, como Minas Gerais, por exemplo. É importante aproximar o povo do Advogado, que é quem pode aproximá-lo do Direito e Justiça. Com a valorização da advocacia e essa aproximação, esclarecimentos podem fazer com que essa sensação de justiça se torne real e concreta – analisou.

Advogada integra o grupo Veloso de advocacia e é especialista criminal. (EXCLUSIVA – SFO)

O presidente da Casa, Washington Granato (PTC), ressalta que a profissão é “maravilhosa”. Para ele lembrar a classe é excelente. “Nesse momento no país passamos um momento que os advogados são muito requisitados no nosso país. Muitos pensam na profissão para se preparar para concursos públicos. Temos grande advogados na nossa cidade. Espero que a Câmara possa homenagear por muitos e muitos anos os advogados que atuam na nossa cidade e região”, concluiu.

Os homenageados foram Ettore Dalbone da Cunha (Rodrigo Furtado), Mesa Diretora – Adriele Medeiros Gama e Katia Compasso Arbex Corrêa (Rodrigo Furtado), Célia Cristina Amorim Jordão, Luiz Henrique Gatte (Carlinhos Sant’anna), Gustavo Luiz Corrêa (Laydson Cruz), Caio Oliveira Chicarino de Carvalho (Maurício Pessôa), Otávio Luiz da Silva (Vair Duré), Leandra Maria Silvério (Sidney  Dinho), Ricardo José Campos de Souza e Marcos Antônio da Silva (Luciano Mineirinho), Pedro Luiz Dalbone da Cunha (José Augusto), Pabline de Oliveira Venezia e Marta Cassiano (Fábio Buchecha), Grazielle Granato e Jader Brum (Washington Granato), Patrícia de Carvalho (Washington Uchôa), Viviane Missaggia e Patrívia Avelar (Rosana Bergone), Saulo Hermosilla

Adauto Junior, Elias Quinto (Edson Quinto), Pâmela da Silva (Paulinho do Raio-X), Ricardo Pinto e José Vieira (Jari), Marcello Torres e Mônica Conrado (Paulo Conrado), Nathanael da Silva, Luís da Silva e Sidney de Oliveira (Fernando Martins), Rodrigo Vitorino (Neném) e Carolina de Azevedo (Isaac Bernardo de Araújo).

Mais fotos na nossa página nas redes sociais. (Clique e veja)