<
Atualizado às 10h20min.

VOLTA REDONDA
Aconteceu no último dia de novembro, na Câmara Municipal de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, a primeira sessão solene de homenagens aos profissionais de radiologia. A sessão é resultado da criação do Dia Municipal do Técnico em Radiologia. Criado pela Lei Municipal nº 5.420, de 27 de novembro de 2017, de autoria do vereador Paulinho do Raio-X.
Uma das homenagens da noite foi entregue a Maria da Guia Amorim. Há 30 anos na área da radiologia. Até hoje na ativa. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, veio formada para Volta Redonda e também atua como professora, formando nossos profissionais há 20 anos. “Fico muito feliz e realizada em ser lembrada e receber essa homenagem aqui em Volta Redonda. É uma emoção muito forte. Me pegou de surpresa. Saber que estamos sendo homenageados pela profissão é saber que fiz algo de bom para alguém”, afirmou, ao reforçar que “nem pensa em parar de trabalhar”.
O presidente Conselho de radiologia do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Carlos Costa, também esteve na sessão e foi um dos homenageados. Ele explicou que a categoria é regulamentada desde 1985 e o primeiro curso no Brasil foi em 1951. Ele lembrou que foram 34 para regulamentação. Hoje, segundo o presidente, o conselho regulamenta a radiologia, radioterapia, medicina nuclear, radiologia industrial radioisotopia.
– Muito bom está aqui participando dessa solenidade. Com os profissionais, alunos e com o vereador Paulinho do Raio-X que também é profissional da área. Tenho certeza que a base política é o melhor caminho para uma categoria forte. Para isso precisa de uma boa representação. Aqui em Volta Redonda tem sido um feito um excelente trabalho pelo vereador – ressaltou o presidente.
O vereador Paulinho do Raio-X instituiu a homenagem aos profissionais na cidade.
Paulinho acredita que a categoria é a mais importante no auxílio de diagnósticos de saúde. Porém, pouco lembrada e valorizada. Ele lembrou que quando coordenador do Curso de Radiologia, do Colégio Volta Redonda, em 1998, instituiu as comemorações do Dia do Técnico em Radiologia. Hoje a data faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Além de ser comemorado em toda América Latina, em 08 de Novembro. A comemoração começou em Volta Redonda por iniciativa do parlamentar, quando foi coordenador de imagens do município e do curso técnico de radiologia.
Segundo Paulinho, a região tem excelentes escolas e profissionais na área de Radiologia.
– O presidente do Conselho Regional vem fazendo todo um levantamento dos equipamentos que estão parados no estado. Aqui em Volta Redonda tem equipamentos parados e com problemas. Sem falar nas condições de trabalho que precisam melhorar. Além de digitalizar todo serviço de imagem na região. Isso geraria economia e qualidade de imagem para toda rede de saúde. Espero, no ano que vem, contar com os apoios de deputados que ajudei a eleger para trazer emendas parlamentares para compra de aparelhos digitais para o município. Sem falar que espero que esses equipamentos possam atender a região e que a cidade tenha um aparelho de ressonância magnética na rede pública – finalizou Paulinho.
Paulinho e o presidente do Conselho, Marcello Carlos Costa, na sessão solene na Câmara de Volta Redonda.