Atualizado às 18h22min.
BARRA MANSA
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia a partir desta segunda-feira (15), um cinturão de bloqueio na zona rural, especialmente no distrito de Nossa Senhora do Amparo que faz divisa com Valença, cidade que apresentou casos suspeitos e um confirmado da doença. Equipes da Secretaria de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Ambiental e secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, percorrerão as fazendas e sítios das áreas rurais vacinando os moradores.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o objetivo é proteger a população e impedir que a febre amarela entre na zona urbana. “Me reuni com o prefeito Rodrigo Drable (PMDB) e decidimos focar na imunização completa do município. Nossas equipes trabalharão até que toda a população seja vacinada”, afirma.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a meta da Barreira Epidemiológica é vacinar todos da localidade de Nossa Senhora do Amparo, cerca de 1,5 mil moradores, como fazendeiros e sitiantes. “É muito importante que todos os moradores tanto da zona rural quanto da zona urbana de Barra Mansa se vacinem. A febre amarela é uma doença séria e pode matar”, alertou.
A vacina será disponibilizada no Posto de Saúde do distrito de Amparo a partir das 8h até as 17h, de acordo com o funcionamento do posto. A base de bloqueio será na RJ 153 – Rodovia Gecy Vieira Gonçalves, estrada que liga o distrito barra-mansense a Valença-RJ – logo após a ponte do Distrito. Agentes da Guarda Municipal estarão orientando os motoristas que entram e saem de Barra Mansa por essa via e os encaminhando para a vacinação.
De acordo com Marlene Fialho, os casos comprovados em Valença são de febre amarela silvestre transmitida por mosquitos que vivem nas matas e na beira dos rios. Estes mosquitos picaram macacos contaminados e depois picaram pessoas que adoeceram. Por isso há relato de mortes de macacos nas regiões acometidas. “Com o cinturão de bloqueio, nosso objetivo é impedir a introdução do vírus da febre amarela em Barra Mansa, principalmente pela região de Amparo, que faz divisa com Valença, pelo distrito de Santa Izabel”, alerta a coordenadora.
Campanha em todo o município
Para impedir a contaminação da febre amarela na zona urbana, todos as 49 unidades de saúde do município estarão realizando a vacinação durante todo o funcionamento dos postos das 8h às 17h. A UPA Centro disponibilizará a vacina todos os dias das 17h até a meia noite.
Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas em Barra Mansa. O objetivo é vacinar ainda aproximadamente mais de 120 mil moradores. A dose que será aplicada é única e vale para a vida toda. Devem tomar a vacina pessoas que possuem (09) nove meses a 59 anos de idade e pessoas que viajarão para áreas com recomendação de vacina, com até 10 dias de antecedência. Idosos maiores de 60 anos podem se vacinar desde que tenham prescrição médica. Em caso de dúvidas, é recomendado que o morador procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.
Gestantes e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses, além de pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados não podem se vacinar. Também não podem aquelas pessoas que realizam terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes e HIV, transplantados de medula óssea, pacientes com histórico de doença do Timo e doenças neurológicas de natureza desmielinizante, pessoas com imunossupresão secundária (baixa imunidade) e em tratamento de quimioterapia e radioterapia.
Para essas pessoas, a orientação é que procurem um posto de saúde para avaliação médica. A recomendação para esses grupos é que evitem viajar para áreas de risco que tenham casos comprovados de febre amarela ou que possuem muitas matas e florestas, e que utilizem repelentes.