Foto: Arquivo - Chico de Assis.
<
BARRA DO PIRAÍ

Atualizado às 18h09min.
A cerimônia simbólica dos dois primeiros vacinados contra a Covid-19, em Barra do Piraí, no Sul do Rio, aconteceu na manhã de quarta-feira (20). Uma enfermeira e um funcionário da Saúde aposentado aconteceu por volta de 10h, marca o início da campanha de vacinação na cidade. Eles receberam a vacina CoronaVac, na sede da prefeitura.
Apesar da importância histórica do momento, para evitar aglomeração, poucas pessoas estavam presentes. Além disso, como é de praxe no atual momento, todos os que ali estiveram, segundo a prefeitura, vestiam máscaras e tinham álcool gel à disposição para higienização das mãos.
Mesmo tendo 30 anos de serviços prestados na Santa Casa e 55 de vida, a enfermeira Maria Alice se dizia emocionada e ansiosa por ser a primeira pessoa vacinada do município. “Jamais imaginei que seria a primeira pessoa da minha cidade a ser imunizada. Nós, que estamos na linha de frente, nos preocupamos com nossos pacientes e, neste momento, nos sentimos valorizadas por nosso ofício”, frisou. Maria é moradora do bairro Oficina Velha. Ela ainda reforça de maneira sábia a importância da vacinação. “Se vacine contra qualquer doença, evitando não somente a sua própria contaminação como também a de outras pessoas. Começamos um novo ciclo, mas agora de esperança, que venceu mais uma vez o medo”, ressaltou.
A outra vacinado foi José Medeiros Marques, funcionário da área da saúde aposentado e morador da Residência Terapêutica de Barra do Piraí, mais conhecido como Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Visivelmente emocionado, José agradeceu por ser escolhido para que fosse vacinado. “Obrigado a todos; Deus proverá”, disse o ex-funcionário público, logo após a vacinação.
Após o evento, uma equipe da Secretaria de Saúde seguiu para a Santa Casa onde a imunização de outros profissionais da área hospitalar foi continuada. O secretário de Saúde, Wagner Teixeira, ainda durante o evento, explicou a situação contratual que envolvia o Instituto Butantã e a Prefeitura de Barra do Piraí, para a possível compra por parte da prefeitura de 40 mil doses.
– O prefeito Mario Esteves havia firmado um contrato com o Butantã para aquisição de 40 mil doses da Coronavac. Porém, o Governo Federal invalidou o acordo e as vacinas foram realocadas para a campanha nacional”, explicou. Em seguida, o secretário esclareceu que a atual disponibilidade de vacinas a serem aplicadas no município. “Num primeiro momento, contamos com 900 doses, que serão usadas de maneira prioritária para vacinar 450 pessoas, pois ainda não há a certeza de que receberemos as outras 900 prometidas pelo Governo Federal”, afirmou.
O chefe da pasta de Saúde disse ainda que, apesar de a vacinação no município ter começado, as medidas de segurança contra o covid-19 estão mantidas à toda população. Para mais informações sobre a vacinação contra a covid-19, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 2447-6190, ou pelo e-mail: [email protected].

Comentários via Redes Sociais ou no portal:
(O Sul Fluminense Online não se responsabiliza por comentários na matéria).