(DIVULGAÇÃO)
<

Atualizado às 17h12min.


VOLTA REDONDA 
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) realizará, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, na próxima quinta-feira (30), às 14h30, uma palestra de conscientização, pelo Dia Nacional do Combate ao Fumo. Mediada pelo Dr. Márcio Marinho, médico do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Volta Redonda, a apresentação é aberta ao público.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi implantado no dia 29 de agosto de 1986, pela lei nº 7.488, com o intuito de conscientizar e mobilizar as pessoas sobre o uso do cigarro e seus riscos à saúde.
O tabagismo é um dos principais causadores de morte evitável – quando você pode evitar algo – no mundo todo, tornando-se, assim, uma questão de saúde pública. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, a estimativa de morte por uso de cigarro chega a quase 100 mil pessoas. Em perspectiva mundial, esse número sobe ainda mais, chegando a 4,9 milhões.
O consumo do cigarro pode desencadear diversos problemas de saúde. Dentre eles, o infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, hipertensão, entre outras complicações. Há quem se engane que o cigarro prejudica apenas quem fuma, os chamados “fumantes passivos” – aqueles que acabam consumindo a fumaça de quem está perto – também são muito prejudicados.
Informações no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte (CPSI), situado na Rua 535, número 835, bairro Nossa Senhora das Graças. Ou pelo telefone (24) 2102-0902 ou pelo e-mail [email protected]