Atualizado às 10h03min.

VOLTA REDONDA
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) vai realizar na terça-feira (19), às 14h30, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, uma oficina temática sobre autoestima e bem-estar. Com apresentação da psicóloga Selma Elisa. Essa oficina irá trazer reflexões sobre a autovalorização e a sobre a importância de se amar, em primeiro lugar.
Atualmente, a expectativa de vida passa dos 75 anos, muito diferente de alguns anos, quando a expectativa era 60 apenas. Esse avanço se deve a vários fatores como a medicina, que está evoluindo cada vez mais e os hábitos saudáveis por exemplo. Isso porque hoje está muito mais fácil encontrar alternativas de produtos naturais. Sem falar da importância de uma saúde mental, onde o psicológico é o guia de todas as nossas emoções e sentimentos.
– Mas, para estar com tudo isso em dia, devemos fortalecer sempre a nossa autoestima e nosso bem-estar. Esses são os nossos melhores remédios. Garantimos que são bem mais saudáveis e mais motivadores para todos. Se não trabalhada, a autoestima pode desenvolver dificuldades de relacionamentos, culpa e isolamento, podendo assim acarretar em uma depressão – afirma Selma Elisa.
A psicóloga disse, ainda, que a autoestima é construída desde a infância e citou algumas dicas para fortalecê-la.
– Primeiro é cuidar de si mesmo, como a gente cuida do outro. O amor próprio é fundamental! Outro passo importante é alimentar sentimentos positivos, nas pequenas coisas do dia a dia e em grandes situações. Assim como fazer planos e sonhar, elaborar seus projetos pessoais, como viagens, etc. Não podemos esquecer de aprender a dizer não para as pessoas. E, por fim, saber conviver com críticas, pois isso é muito comum em nossas vidas – analisou a psicóloga.
A profissional do CPSI disse, ainda, que a família pode ajudar os idosos, apoiando e estimulando a sua independência. A estratégia para que ele possa continuar realizando as suas atividades diárias, como ir ao supermercado ou ao banco. Essa motivação auxilia no fortalecimento da autoestima e faz com que eles não se sintam inúteis dentro de sua própria casa, segundo Selma.
Estão todos convidados! O evento ocorrerá no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, na Rua 535, nº 835, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda. Mais informações pelo telefone 2102-0902 ou pelo e-mail: geronto@aapvr.com.br.