Atualizado às 17h50min.

VOLTA REDONDA
O secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto e o subsecretário Fernando Samuquinha, estiveram na manhã deste domingo (09), no Hospital do Retiro, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – do Santo Agostinho e nos CAIS Aterrado e Conforto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, essa foi um determinação do prefeito Samuca Silva.
O objetivo, segundo a prefeitura, é verificar as condições de atendimento, ouvir pacientes e também funcionários. Além de verificar as unidade de saúde de Volta Redonda, nos fins de semana, quando há o regime de plantonistas nos atendimentos.
– Um dos pontos que identificamos nessa manhã, é que Centro Cirúrgico do Hospital do Retiro, não terá atividades nessa segunda feira. O telhado passará por reparos para evitar infiltrações com o excesso de chuva. Não haverá transtornos na agenda das cirurgias, que já foi reorganizada – afirmou Alfredo.
Segundo a acompanhante de um paciente no Hospital do Retiro, Maria do Carmo Oliveira, a presença dos representantes da saúde, deixa os pacientes mais tranquilos.
– O Alfredo e o Fernando conversaram com meu marido. Eles ouviram as nossas observações e se comprometeram em nos ajudar. Fiquei surpresa em ver que eles trabalham até nos finais de semana para atender à população. Eles passaram muita calma para a gente – agradeceu a acompanhante.
A visita técnica foi importante também para identificar alguma eventual deficiência e, além de ouvir os pacientes, conversar também com os médicos e enfermeiros. Samuquinha afirmou que as visitas serão rotineiras.
– O nosso prefeito determinou que essas visitas aos postos de saúde do município e a outras unidades, aconteçam de forma rotineira. E é o que estamos fazendo. Vamos ouvir a população, médicos e outros profissionais da saúde. Pelo que vimos os atendimentos estão dentro do esperado para um fim de semana – destacou Fernando.

Para José Ferreira, que estava aguardando atendimento na UPA do Santo Agostinho, a presença dos representantes da saúde, é importante e deve acontecer sempre.
– Eu sempre fui bem atendido na UPA, não tenho nada a reclamar. O secretário foi muito atencioso e conversou com a gente. Verificou toda a unidade com a equipe dele. Fiquei surpreso e agradecido, pois quando estamos aqui, ficamos um pouco mais fragilizados e essa presença nos dá mais tranquilidade – analisou.
O prefeito Samuca Silva, destacou que essas visitas são importantes não só para ouvir a população e os profissionais de saúde.
– Estamos começando a transição da administração do Hospital do Retiro para a OS e também vamos continuar acompanhando de perto, essas mudanças – finalizou o prefeito.