Atualizado às 13h28min.

VOLTA REDONDA
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizou, na quinta-feira (29), uma oficina em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Com o tema “A Contribuição da Cultura Afrodescendente para a Arte Brasileira”. O evento falou sobre os avanços e as dificuldades para os negros nos dias de hoje. A psicóloga Edna Quintino e os instrutores do Coral Alvorada, Leandro Avelino (maestro) e Márcio Rodrigues (tecladista) mediaram o evento.
Diversas atividades foram oferecidas ao público, como apresentações musicais e uma roda de conversa para que todos pudessem discutir suas vivências e suas questões a respeito do tema. Os avanços, os retrocessos, discussões acerca do sistema de cota nas universidades, o reconhecimento de grandes heróis da época da escravidão, foram alguns dos temas debatidos.
O evento contou também com a estudante de engenharia Ana Caroline Siqueira, membro do coletivo NegrUFF (grupo composto por alunos negros da Universidade Federal Fluminense); da advogada Marcela Cristina Braga, membro do grupo Odara – Associação de Mulheres Negras e Guerreiras; da professora Josiane Loureano – bacharel em Sociologia e Direito – e do presidente do Clube Palmares, João Loureano.
A professora Josiane Loureano falou um pouco de como foi poder participar dessa oficina. “Foi uma oportunidade ímpar. Abrir um evento onde o dialogo era com quem já teve oportunidade de ensinar e aprender muito, onde pessoas maduras estavam se propondo a ouvir que o mundo está mudando, revendo ideias estabelecidas há tantos anos, isso tudo foi lindo”, ressaltou. (Foto: Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Deixe seu nome aqui