Atualizado às 16h34min.

VOLTA REDONDA 
A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou, na noite de quarta-feira (28), a última sessão solene do ano, essa em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Representações religiosas, católica e de matrizes africanas, estiveram na sessão. A cerimônia foi presidida pelo vereador Fernando Martins (MDB). Os vereadores Rodrigo Furtado (PTC), Jari Simão (PSB) e Rosana Bergone (PRTB).
Estiveram ainda na cerimônia e ex-deputada Inês Pandeló, o bispo da Diocese Volta Redonda/Barra do Piraí, Dom Francisco Biasin, que também foi homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares.
Quem abriu a cerimônia foi Rodrigo Furtado. No discurso na tribuna, o parlamentar lembrou que o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, foi criado em 2003. Ele lembrou os problemas humanitários causados pela escravidão no Brasil. Ele citou pontos como a diferença salarial e violência sofrida por mulheres negras.
– Não faz diferença sua aparência, mas sim o que você é por dentro. O coração é a verdadeira janela para alma, para o que somos. Celebre a vida e que tenhamos um mundo cada vez mais unido e que o preconceito seja vencido – desejou.
Entre os homenageados, com o troféu João Candido, estava o músico Ciro Silva. Profissionalmente desde 1982, mas toca desde do 16 de vida. Professor e violonista, venceu pelo talento e se sente muito honrado pela lembrança da homenagem.
– Recebi a indicação com muita surpresa e gratidão. Fico muito feliz de ter sido lembrado pela minha dedicação e destaque como negro no meio artístico da cidade – agradeceu.
Ciron com Fernando Martins. (Foto: Jean Alves).
Os outros homenageados foram Dalma N. de Lima Valentim (troféu Maria Criola); Ana Carolina de Oliveira (troféu Zumbi dos Palmares); Idinete de Assis Machado (troféu Manoel Congo); Maria de Lourdes G. Barbosa (troféu Lanceiros Negros) e o bispo da diocese Volta Redonda/Barra do Piraí, Dom Francisco Biasin (Medalha Zumbi dos Palmares). (Fotos: Jean Alves).

Veja Galeria de Homenageados:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Deixe seu nome aqui