Atualizado às 17h17min.

VOLTA REDONDA
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) realizou, na última quinta-feira (22), uma palestra de conscientização ao Novembro Azul. Sob a apresentação do urologista Clayton Lagoa, a palestra ocorreu no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte e serviu como incentivo à saúde masculina.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma das causas mais comuns de morte entre os homens, representando 28,6% da população masculina. Devido ao aumento de casos no Brasil o Novembro Azul foi uma campanha realizada com o intuito de abordar e falar mais sobre esse tema.
Esse câncer ocorre na próstata, localizada na glândula abaixo da bexiga e que envolve a uretra – canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Segundo Clayton, o câncer é silencioso nos primeiros meses, sem muitos sintomas, eles só começam a aparecer em uma fase mais avançada. Por isso, é necessário realizar o exame de toque retal, pois ele ajuda a identificar possíveis nódulos.
Mais informações no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, Rua 535, nº 835, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – Rio de Janeiro; ou pelo telefone (24) 2102-0902 |e-mail: geronto@aapvr.com.br. (Foto: Divulgação).