Atualizado às 13h32min.

RESENDE
A Prefeitura de Resende realiza nesta quarta-feira (14), nas unidades de saúde do bairro Itapuca e Cidade Alegria, o Dia D de Combate ao Diabetes, doença que atinge quase 10% da população brasileira. Paralelamente ao Dia D, também serão realizadas, nessas unidades, atividades voltadas para a conscientização da população sobre o Novembro Azul, que alerta os homens para a gravidade do câncer de próstata e a importância da prevenção. Além de aferição de pressão e teste de glicemia, as duas unidades também promoverão palestras, atividades com fisioterapeutas e avaliações nutricionais.
De acordo com a superintendente municipal de Atenção Básica, Cácia Osório, o número de pessoas com diabetes tem crescido cada vez mais no país, principalmente em função da adoção de hábitos não recomendados, como o consumo elevado de doces e gorduras, além da ausência de exercícios físicos.
– As pessoas precisam se conscientizar sobre a doença e tomar medidas preventivas, fazendo consultas, exames de rotina e, principalmente, mantendo uma vida saudável. Infelizmente, a maioria das pessoas não procura o médico de uma forma preventiva e quando chegam até as unidades, os casos já estão bem graves. Isso é o que mais nos preocupa, principalmente com relação ao diabetes – disse a superintendente.
Conforme a programação, além dos trabalhos voltados para a conscientização e o combate ao diabetes, as duas unidades também vão mobilizar o público masculino sobre a importância do Novembro Azul. Para isso, médicos urologistas estarão nas unidades, orientando e tirando dúvidas dos interessados, além de alertar sobre a importância de exames de rotina e o tratamento eficaz da doença.
– Esta conscientização sobre o Novembro Azul está acontecendo nas unidades de saúde durante todo mês de novembro, com esclarecimento de dúvidas sobre exames, diagnósticos e tratamento, além da distribuição de materiais impressos e cartazes afixados nos Postos de Saúde da Família, para que o público masculino seja sensibilizado sobre a importância da prevenção – destacou a superintendente. (Foto: Divulgação).